Estratégias de Crescimento e Investimento nas Indústrias Brasileiras de Revestimento Cerâmico e da Agroindústria de Carnes

Autores

  • Dirceu Grasel resuploader@hotmail.com
  • Edvaldo Alves de Santana resuploader@hotmail.com

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal verificar se as mudanças nos padrões de competição influenciaram ou influenciam nos procedimentos de avaliação de investimento nos setores selecionados. A realização do mesmo teve como método básico o estudo multicaso. O qual envolveu uma série de entrevistas em doze empresas, sendo seis da agroindústria de cames e seis da indústria de revestimento cerâmico. O elevado grau de competição e a internacionalização das atividades justificam a opção pelos setores enquanto a escolha das empresas se deve à liderança das mesmas em âmbito nacional.

Levando-se em conta os resultados do estudo multicaso, conclui-se que, de acordo com os paradigmas atuais de competição, a atratividade de um projeto de investimento é muito mais um problema de sua adaptabilidade ao padrão de concorrência do que propriamente uma simples relação entre uma taxa interna de retomo e uma certa taxa mínima de atratividade. Neste sentido, um novo referencial teórico, abordando o problema a partir de variáveis quantitativas e qualitativas, tal como exigido para permitir maior consistência à decisão, é uma recomendação fundamental.

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Publicado

2011-05-02

Como Citar

Grasel, D., & Santana, E. A. de. (2011). Estratégias de Crescimento e Investimento nas Indústrias Brasileiras de Revestimento Cerâmico e da Agroindústria de Carnes. Revista De Estudos Sociais, 2(3), 7–41. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/155

Edição

Seção

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