QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA E PRIVADA: O caso comparativo em cinco escolas de Rondonópolis Mato Grosso

Autores

  • Luciene de Jesus e Silva Soares lucienedejesusesilva@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Edir Vilmar Henig edirhenig@hotmail.com
    Universidade de Coimbra

DOI:

10.30781/repad.v3i2.8554

Palavras-chave:

Saúde. Satisfação. Insatisfação.

Resumo

Tendo em vista a qualidade de vida no trabalho dos professores do ensino médio, em duas instituições públicas e três privadas no total de 56 professores. Justifica-se a importância do bem-estar docente. O estudo comparativo entre as médias. No objetivo geral, possa verificar o que causa satisfação e insatisfação ao trabalho aplicado um questionário estruturado de Walton (1973). Os específicos comparar diferenças entre as instituições púbicas e particulares, identificar diferenças entre o gênero, analisar diferenças entre idade e avaliar diferenças no tempo de serviço. Realiza-se então uma pesquisa com a metodologia científica descritiva, quantitativa de 37 questões, análise fatorial que resultou em 9 componentes de extração e testes não paramétricos de Mann-Whitney U e Kruskal Wallis Test. Na qualitativa uma pergunta aberta sobre os relatos de QVT. Originou-se com a utilização de ferramentas IBM Estatiscics na versão 20 e XMind8 na versão 2016. Diante disso, os fatores que estavam mais satisfeitos eram as instituições particulares, gênero masculino, idade entre 30 a 40 e tempo de serviço 10 a 15 anos. Nas hipóteses 1, 2, 3, e 5 foram confirmadas. Por fim, conclui-se como sugestões futuras ter maior amostra, se existe diferenças entre as formações e regiões como interior e capital.

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Biografia do Autor

Luciene de Jesus e Silva Soares, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso

Edir Vilmar Henig, Universidade de Coimbra

Doutorado em Território, Risco e Políticas Públicas na Universidade de Coimbra. Reconhecido pelo Doutorado em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento da UFRJ.

Mestre em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Graduado em Administração e Ciências Contábeis.

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Publicado

2019-08-29

Como Citar

SOARES, L. de J. e S.; HENIG, E. V. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA E PRIVADA: O caso comparativo em cinco escolas de Rondonópolis Mato Grosso. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 96–114, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i2.8554. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8554. Acesso em: 23 abr. 2024.