A INSERÇÃO LABORAL DURANTE O CURSO UNIVERSITÁRIO: A realidade dos estudantes de administração de uma instituição pública

Autores

DOI:

10.30781/repad.v5i2.12049

Palavras-chave:

Emprego, Trabalho, Estudantes universitários, Curso de administração

Resumo

Esta pesquisa trata da inserção dos alunos do curso de graduação em administração no mercado de trabalho. O objetivo foi identificar como se dá a inserção profissional dos estudantes, além de conhecer as suas expectativas quanto ao futuro profissional e educacional. O estudo da transição da vida estudantil para a vida laboral pode contribuir para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos jovens trabalhadores e para a geração de uma rede de apoio para reduzir o abandono escolar e facilitar o ingresso no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa survey com os estudantes apontaram que eles desenvolvem alguma atividade laboral, seja por meio de estágio ou de contratação formal ou informal, mas enfrentam inúmeras dificuldades para conciliar estudo e trabalho. Por outro lado, quanto mais precoce começam a trabalhar, mais experiência adquirem e menos dificuldade enfrentam na procura de emprego depois de formados, ainda que isso não signifique melhor renda. A pesquisa também revela que o interesse de obter trabalho qualificado e melhores níveis de renda impulsionam os estudantes para um processo de formação continuada, o que se percebe pelo interesse de continuar estudando mesmo depois de concluído o curso de administração.

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Biografia do Autor

Fernanda Segui, Unicentro

Estudante de Administração da Unicentro, Guarapuava, PR.

 

Sílvio Roberto Stefano, Unicentro

Professor do Departamento de Administração da Unicentro, Guarapuava, PR, com doutorado em Administração pela FEA/USP.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

SEGUI, F.; BERNADIM, M. L.; STEFANO, S. R. A INSERÇÃO LABORAL DURANTE O CURSO UNIVERSITÁRIO: A realidade dos estudantes de administração de uma instituição pública. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 5, n. 2, 2021. DOI: 10.30781/repad.v5i2.12049. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/12049. Acesso em: 27 nov. 2024.