Processos de subjetivação e racialização: Reflexões acerca do cotidiano escolar

Autores

  • Bruna da Silva Paulino brunapaulino@outlook.com
    Pós-graduanda em Saúde Pública, FIOCRUZ
  • Amana Rocha Mattos amanamattos@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2890-5421

DOI:

https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.11427


Resumo

O presente trabalho propõe uma discussão acerca das relações raciais e dos processos de subjetivação. O campo de análise se refere ao estágio de iniciação à docência no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizados no ano de 2015 e no primeiro semestre de 2016. A análise debruçou-se sobre os Relatórios de Campo produzidos e teve como referencial teórico os estudos sobre as relações raciais e na teoria interseccional.

Biografia do Autor

  • Bruna da Silva Paulino, Pós-graduanda em Saúde Pública, FIOCRUZ

    Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduanda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

  • Amana Rocha Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora associada do Instituto de Psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeito. Coordenadora do DEGENERA - Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros.

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Publicado

08-01-2023

Edição

Seção

Dossiê "Interseccionalizando em educação: lutas sociais e direito à diferença"

Como Citar

Processos de subjetivação e racialização: Reflexões acerca do cotidiano escolar. (2023). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(13), 178-200. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.11427