“Deus, pátria e família”

mecanismos neoconservadores de mobilização

Autores

Resumo

Com o avanço e recrudescimento da cisheteropatriarcalidade, um projeto de sociedade vem privilegiando um empreendimento moral, tornando diferentes sujeitos, a exemplo da população LGBTI+, bodes expiatórios de supostas desordens sociais. São investimentos que nos levam a refletir acerca do neoconservadorismo como um movimento que alicerça a tradição e a natureza das relações e desigualdades de gênero. Nessa perspectiva, nos aproximamos dos estudos foucaultianos de gênero e sexualidade a fim de problematizar a produção da memória e os mecanismos de marginalização e supressão de direitos LGBTI+. Nessa direção, o presente artigo tem como objetivo interrogar os modos como as memórias oficializadas (re)constroem, disputam e educam sobre as identidades político-sexuais LGBTI+ no contexto de recrudescimento do neoconservadorismo a partir de tensionamentos político-culturais decorrentes do governo da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Nessa direção ainda que possamos reconhecer mudanças, também é possível perceber uma grande resistência por parte de setores neoconservadores que vêm buscando manter ficções como a defesa da família cisheteropatriarcal enquanto núcleo social de sustentação e segurança, no sentido de que a sociedade se dividiria em papéis inquestionáveis, naturais e necessários para manutenção de uma suposta ordem.

Biografia do Autor

José Rodolfo Lopes da Silva, UFPel

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do grupo de estudos e pesquisa  Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POC's) na UFPel. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Relações de Gênero e Sexualidade pela mesma instituição.

Marcio Caetano, UFPel

Doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador do grupo de estudos e pesquisa  Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POC's) na UFPel.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Lopes da Silva, J. R., & Caetano, M. (2024). “Deus, pátria e família”: mecanismos neoconservadores de mobilização. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16163

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Conservadorismos e as questões de gêneros e sexualidades