O amor lésbico como amor-erótico

discursos presentes nos textos literários do Amazon Kindle e Wattpad

Autores

Resumo

Para além das obras renomadas e dos escritores e escritoras aclamados pela crítica, existem outras formas de literatura, algumas delas bastante vinculadas ao entretenimento. É o caso da literatura virtual, ou seja, textos literários publicados em plataformas digitais e popularizados a partir da internet. Neste artigo, analisam-se livros em formado e-book, publicados por autoras independentes (sem selo editorial) em plataformas digitais – mais especificamente o Amazon Kindle e o Wattpad. Os textos literários estudados fazem parte de uma literatura virtual lésbica, tratando do tema do amor entre mulheres. Nesta pesquisa, investigaram-se os discursos presentes na literatura virtual lésbica com o objetivo de pensar que modos de amar estão sendo constituídos a partir dos enunciados que compõem os textos literários. Encontrou-se funcionando um enunciado que entende o amor lésbico enquanto um amor-erótico, ou seja, um amor que se dá de forma vinculada ao desejo, à atração e, também, ao sexo.

Biografia do Autor

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas

Docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua no Departamento de Ensino e é docente permanente e coordenador-adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas dos corpos, Cotidianos e Currículos (POC?s-UFPel) e Coordendor do Centro de Memórias João Antônio Mascarenhas (UFPel, UFES & Grupo Arco-Íris-RJ). Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha Educação, Sexualidade e Relações de Gênero do eixo temático Cultura, Currículo e Sociedade. Além de integrar o Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero - GEERGE. Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, da Red Telar de Estudios Feministas Latinoamericano, da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), onde está coordenador adjunto do GE COTIDIANOS - ÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS. Tem experiência na área de Currículo com produção acadêmica voltada para aos movimentos sociais LGBTI, estudos queer, pós-coloniais e decoloniais, estudos feministas de gênero e sexualidade e estudos das masculinidades.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

da Silva Vieira, A. G., & Caetano, M. (2024). O amor lésbico como amor-erótico: discursos presentes nos textos literários do Amazon Kindle e Wattpad. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15501