Uma escola de cidade pequena e do interior: potencialidades, práticas discursivas e não discursivas (re)construindo masculinidades

Autores

  • José Rodolfo Lopes da Silva jrodolfolopes@hotmail.com
    UFJF

DOI:

10.31560/2595-3206.2021.13.11421

Resumo

Este artigo é decorrente da minha dissertação de mestrado em que analisei como se (re)construíam as masculinidades, e saberes sobre “ser homem”, de uma escola de cidade pequena e do interior. Através de observações do cotidiano escolar pude perceber que a (re)produção das masculinidades não se dá de forma homogênea e a importância em questionar como a escola vem sendo (re)construída/se (re)construindo e organizando aqueles/as que dela fazem parte. Torna-se necessário a (re)construção de políticas públicas voltadas para formação - acerca da diversidade sexual, de gênero, raça, classe, dentre outros marcadores -, o que demanda ações a médio e longo prazo, investimentos e capacitações. As contribuições teórico-metodológicas são da perspectiva Pós-Estruturalista e dos Estudos Foucaultianos.

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Publicado

2023-01-08

Como Citar

Lopes da Silva, J. R. (2023). Uma escola de cidade pequena e do interior: potencialidades, práticas discursivas e não discursivas (re)construindo masculinidades. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(13), 79–106. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.11421

Edição

Seção

Dossiê "Interseccionalizando em educação: lutas sociais e direito à diferença"

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