Reflexões em Torno da Saúde da População LGBT: Cruzando Temas, Problemas e Perspectivas

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2020.11.11708

Resumo

Apresentação do Dossiê "Reflexões em torno da Saúde da População LGBT: Cruzando Temas, Problemas e Perspectivas"

Biografia do Autor

Moisés Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso.

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia -UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS/UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014), com estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Pesquisador vinculado ao Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq), ao DiVerso: pesquis(ações) sob(re) resistências sociais (UFGD/CNPq) e ao Grupo de Pesquisa Diálogos Psicológicos na Fronteira (UFGD/CNPq). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS) junto ao Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs) - 2018/2019. É associado a ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, e a ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental.

Jainara Gomes de Oliveira, Pesquisadora colaboradora do TRANSES (Núcleo de Antropologia do Contemporâneo) da UFSC

Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC), mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB) e bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/UFAL). Pesquisadora colaboradora do TRANSES (Núcleo de Antropologia do Contemporâneo) da UFSC. Autora de artigos, resenhas, entrevistas, traduções, capítulo de livro e do livro Prazer e risco nas práticas homoeróticas entre mulheres (2016), e coorganizadora de dossiês.

Letícia Carolina Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Mulher Travesti, Negra e Gorda. É leonina, com lua em Capricórnio. Filha de Xangô e Iansã, no Candomblé de tradição Ketu. Filha de Cabocla na Jurema Sagrada. Feiticeira de Devires e Bruxa da Sociopoética. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEd). Formada em Pedagogia (UFPI/Parnaíba). Professora Assistente do curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano/PI, na área de Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. É terapeuta com formação em Reiki e Arteterapia. É ativista social atuando como co-fundadora e articuladora do Acolhe Trans e junto a coordenação executiva nacional do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS). Vinculada aos seguintes núcleos: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Gênero e Cidadania (NEPEGECI/UFPI); a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS/UFRPE); e ao Políticas do Corpo e Diferenças (POC's/UFPEL). Pesquisadora filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). Pesquisadora transfeminista investigando e produzindo cartografias decoloniais com travestis negras a partir de uma perspectiva mestiça de encontros entre ideias decoloniais, feministas e da filosofia da diferença. Em 2021 publicará o livro Transfeminismo na Coleção Feminismos Plurais coordenada por Djamila Ribeiro.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Lopes, M., Oliveira, E. A. de ., Oliveira, J. G. de, & Nascimento, L. C. P. do . (2021). Reflexões em Torno da Saúde da População LGBT: Cruzando Temas, Problemas e Perspectivas. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 3(11), 07–18. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.11.11708

Edição

Seção

Dossiê Temático: Reflexões em Torno da Saúde da População LGBT

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)