EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O PROCESSO EDUCATIVO NA TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

Autores

  • Marcia Helena Milesi Retiz dioneia@ufmt.br
  • Tânia Maria Santana dos Santos dioneia@ufmt.br

Resumo

Este artigo discute a inserção do jovem no mercado de trabalho e a sua relação com a educação profissional, ambos permeados pela conjuntura política brasileira a qual se configura na atual conjuntura por desigualdades sociais e econômicas, redução de direitos e diversas outras implicações que incidem diretamente sob a educação e o trabalho no Brasil. São muitos os desafios que demandam novas posturas do Estado e da sociedade na busca de implementação de políticas que invés de limitar devem propiciar o acesso amplo e irrestrito dos direitos, através de uma educação inclusiva e de qualidade e o direito ao trabalho, sem que ambos venham a ser fatores excludentes um do outro dentro da sociedade, mas que através deles possam ser assegurados a igualdade de oportunidades a todos. Utilizaram-se os seguintes procedimentos metodológicos para esse estudo: levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Para tanto, foram suscitados alguns elementos centrais relacionados à educação e ao trabalho, ambos relacionados à juventude, considerando a importância destes elementos na vida desse segmento social. Palavras-chave: Juventude. Educação. Trabalho.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

RETIZ, M. H. M.; SANTOS, T. M. S. dos. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O PROCESSO EDUCATIVO NA TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 276–296, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8749. Acesso em: 19 abr. 2024.