SERVIÇO SOCIAL E TRABALHO
A INFLUÊNCIA DAS OBRAS DE RICARDO ANTUNES
DOI:
10.56267/rdtps.v9i16.15169Palavras-chave:
Trabalho, Ricardo Antunes, Formação profissional em Serviço SocialResumo
A partir de uma pesquisa documental, realizamos levantamento no âmbito de 33 Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Serviço Social de Instituições de Ensino superior Públicas no Brasil para averiguar as contribuições de Ricardo Antunes no âmbito da formação profissional de assistentes sociais a partir das categorias, temas e discussões envoltas ao chamado “mundo do trabalho”. Concluímos atestando que tal influência se dá, dentre outras, a partir de duas obras conhecidas: Adeus ao trabalho? e Os sentidos do trabalho.
Downloads
Referências
ABEPSS. Lei de diretrizes curriculares de 1996. Rio de Janeiro, 1996.
ANTUNES, R. 2015a. Entrevista (2015). In: NOGUEIRA, C. M. OLIVEIRA E SILVA, M. L. Adeus ao trabalho? Vinte anos depois... Entrevista com Ricardo Antunes. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/RZSyCv5F8dfQZrydPkDJc4w/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05 jun. 2021.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho – ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, [1999] 2012.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do trabalho. São Paulo: Cortez, [1995] 2015.
ANTUNES, R. O Continente do Labor. São Paulo: Boitempo, 2011.
ANTUNES, R. Classe operária, sindicatos e partido no Brasil. São Paulo: Cortez/Editora Ensaio, 1982.
ANTUNES, R. A rebeldia do trabalho(O confronto operário no ABC Paulista: as greves de 1978/80). 2. ed. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 1992.
ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005
ANTUNES, R. A desertificação neoliberal no Brasil (Collor, FHC e Lula). 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
ANTUNES, R. (Org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
ANTUNES, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil – Volume 1. São Paulo: Boitempo, 2006.
ANTUNES, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil – Volume 2. São Paulo: Boitempo, 2010.
ANTUNES, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil – Volume 3. São Paulo: Boitempo, 2013.
NETTO, J. P. posfácio. In: ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do trabalho. São Paulo: Cortez, [1995] 2015.
SOUZA, E. SILVA, M. L.O. (Orgs). Trabalho, Questão Social e Serviço Social: a Autofagia do Capital. São Paulo: Cortez, 2019.
TRINDADE, H. Serviço Social e Trabalho: percursos trilhados e desafios à investigação. In: Temporalis, ano 20, n. 40, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.