AUTORITARISMO CONTRA A UNIVERSIDADE
O DESAFIO DE POPULARIZAR A DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Palavras-chave:
Educação e Sociedade, Movimentos Sociais, universidades publicasResumo
O livro Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública, composta por 232 páginas, é uma bibliografia do autor Roberto Leher, essa obra está em sua 1ª edição, lançada em São Paulo – Brasil, este trabalho foi realizado pela Fundação Rosa Luxemburgo, com fundos do Ministério Federal para a Cooperativa Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), fomentada pela Editora Expressão Popular no ano de 2019.
Nesta obra, o autor apresenta as conexões entre o capitalismo, o bloco no poder e a educação. Contextualiza as mediações necessárias para se compreender as transformações do padrão de exploração do capitalismo dependente e em consequência disto, o esvaziamento científico das instituições públicas de Educação.
Consideramos que a obra de Leher (2019) apresenta análises dos ataques ocorrido no Governo Bolsonaro contra a Educação Pública tendo como centro analítico as universidades e os institutos federais. Essa leitura aponta retrocessos, mas também caminhos a seguir na perspectiva de luta pelo direito ao ensino superior público. É uma excelente obra para quem quer entender o desenvolvimento do capitalismo e os rebatimentos do ultraneoliberalismo no Brasil recente.
Downloads
Referências
LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019. 232 p. – (Emergências).
MESZÁRIOS, Istevan. Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.