AUTORITARISMO CONTRA A UNIVERSIDADE

O DESAFIO DE POPULARIZAR A DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Educação e Sociedade, Movimentos Sociais, universidades publicas

Resumo

O livro Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública, composta por 232 páginas, é uma bibliografia do autor Roberto Leher, essa obra está em sua 1ª edição, lançada em São Paulo – Brasil, este trabalho foi realizado pela Fundação Rosa Luxemburgo, com fundos do Ministério Federal para a Cooperativa Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), fomentada pela Editora Expressão Popular no ano de 2019.

Nesta obra, o autor apresenta as conexões entre o capitalismo, o bloco no poder e a educação. Contextualiza as mediações necessárias para se compreender as transformações do padrão de exploração do capitalismo dependente e em consequência disto, o esvaziamento científico das instituições públicas de Educação.

Consideramos que a obra de Leher (2019) apresenta análises dos ataques ocorrido no Governo Bolsonaro contra a Educação Pública tendo como centro analítico as universidades e os institutos federais. Essa leitura aponta retrocessos, mas também caminhos a seguir na perspectiva de luta pelo direito ao ensino superior público. É uma excelente obra para quem quer entender o desenvolvimento do capitalismo e os rebatimentos do ultraneoliberalismo no Brasil recente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Marques Lopes, UFMT

Assistente Social - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Edjane da Silva Barbosa Corrêa, UFMT

Graduada em Pedagogia e em Serviço Social - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Referências

LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019. 232 p. – (Emergências).

MESZÁRIOS, Istevan. Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

MARQUES LOPES, G.; DA SILVA BARBOSA CORRÊA, E. . AUTORITARISMO CONTRA A UNIVERSIDADE: O DESAFIO DE POPULARIZAR A DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 306–312, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/11601. Acesso em: 19 abr. 2024.