Feliz Ano NOVO - seja bem vindo 2026 - Informações editoriais de 2025
Prezados leitores(as), autores(as), revisores(as) e editores(as) da Revista Nativa
A Equipe Editorial da Revista NATIVA agradece por mais um ano de parcerias e crescimento mútuo. Desejamos que o próximo ano (2026) seja repleto de novos projetos e conquistas.
Finalizamos as atividades relacionadas ao ano de 2025, com a publicação, em fluxo contínuo, de 81 artigos, distribuídos em quatro números. Como forma de melhorar a transparência editorial da NATIVA, apresentamos, abaixo, um breve relatório desse período. Dos 81 artigos, 39 foram publicados em língua inglesa, 4 em espanhol e 38 em português.
Dos artigos publicados em 2025, pode-se destacar que a Nativa continuou a permitir a comunicação científica de autores de diversos países. Foram 46 artigos desenvolvidos no território brasileiro (56,8%), mantendo a característica de periódico nacional; esses artigos nacionais foram desenvolvidos em 17 estados brasileiros: MT (12), BA (6), MG (5), SP (4), PR (3), PA (2), AM (2), ES (2) e TO (2); os estados PB, GO, RN, RR, RS, CE, SC e SE contribuíram com 1 artigo cada. Nesse caso, ressalta-se que as afiliações institucionais dos autores são de diversos estados brasileiros, e não apenas do local onde as pesquisas foram realizadas.
Internacionalmente, a revista Nativa vem se consolidando, principalmente em países com menor disponibilidade de recursos para a pesquisa e publicação científicas. As contribuições vieram dos seguintes países: Indonésia (6), Peru (6), Equador (5), Filipinas (3), Ucrânia (2), Tailândia (2), Iraque (2), Rússia (2); e de países com apenas 1 artigo: Portugal, Vietnã, Japão, Egito, Colômbia, Hungria e Paquistão.
Algumas informações adicionais relacionadas ao ano de 2025:
- Número de submissões recebidas: 276
- Dias para primeira decisão editorial: 13
- Dias para aceitar o artigo: 187
- Dias para rejeitar: 10
- Taxa de aceitação: 24%
- Taxa de rejeição na entrada: 72%
- Taxa de rejeição após avaliação: 24%
Em 2026, serão adotadas novas estratégias editoriais para melhorar o impacto, a visibilidade e a citação dos artigos publicados na Nativa.
Além dessas alterações, informamos que a Revista Nativa passará para um novo endereço institucional, em razão da remoção e redistribuição dos editores responsáveis pelo Conselho Editorial. A partir do v.14 n.1 2016, a Nativa estará vinculada ao Departamento de Solos e Engenharia Rural, da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ), da Universidade Federal de Mato Grosso, na cidade de Cuiabá-MT.
Novamente agradecemos a todos(as) e desejamos um Feliz Ano Novo!!!!
Cordialmente,
Saiba mais sobre Feliz Ano NOVO - seja bem vindo 2026 - Informações editoriais de 2025




