Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O autor correspondente cadastrado no sistema SEER da Nativa não possui cadastro com login HOTMAIL (O sistema não envia mensagens para usuários do Hotmail, dessa forma, o autor correspondente deverá ser usuário de outra conta de e-mail). Essa ciência é importante, pois toda a responsabilidade de tramitação é do autor correspondente e o Corpo Editorial se exime de problemas vinculados a falta de comunicação com usuários de contas Hotmail, principalmente em casos de arquivamento dos manuscritos.

    The corresponding author registered in the Native SEER system has no HOTMAIL login (The system does not send messages to Hotmail users, so the corresponding author must be a user of another email account). This science is important, because all responsibility for processing is the responsibility of the corresponding author and the Editorial Board disclaims problems related to the lack of communication with Hotmail account users, especially in cases of archiving of manuscripts.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    The contribution is original and unpublished, and is not being evaluated for publication by another journal; otherwise it should be justified in "Comments to the editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    The submission file is in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format.

  • URLs e DOI's para as referências foram informadas quando possível.

    URLs and DOI's for references were reported when possible.

  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman de 10-pontos no texto e 13-pontos no título (conforme TEMPLATE); emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).

    The text is in single space; uses a Times New Roman font of 10 points in the text and 13 points in the title (according to TEMPLATE); uses italics instead of underlining (except for URL addresses).

  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Foram adicionados os títulos em inglês das figuras e tabelas; As tabelas e figuras estão em formato editável.

    Figures and tables are inserted in the text, not at the end of the document as attachments. English titles of figures and tables have been added; The tables and figures are in editable format.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    The text follows the style standards and bibliographic requirements described in Guidelines for Authors on the About Journal page.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    In case of submission to a peer-reviewed section (eg articles), the instructions available in Ensuring blind peer review were followed.

  • Manuscritos submetidos em inglês devem apresentar na submissão "Declaração" ou "Comprovante" emitido por empresa especializada em serviços de tradução. O arquivo deve ser submetido como documento suplementar. Não serão encaminhados para tramitação os manuscritos que não apresentarem tal comprovação. Quando necessário, o(s) autor(es) pode entrar em contato com os Editores, justificando a tradução realizada por autor/co-autor nativo da lingua do manuscrito.

    Manuscripts submitted in English must submit in the submission "Declaration" or "Proof" issued by a company specializing in translation services. The file must be submitted as a supplementary document. Manuscripts that do not present such proof will not be sent for processing. When necessary, the author (s) may contact the Editors, justifying the translation by the native author / co-author of the manuscript language.

  • Em função do critério de relevância, considerar-se-a para avaliação a contribuição com avanço mais significativo do conhecimento científico para a área científica e com abrangência territorial (no mínimo regional nos estados) e/ou com repetibilidade (periodicidade) de avaliações. Estudos envolvendo análises fitossociológicas e/ou inventários florestais serão considerados para publicação apenas quando "continuados". Estudos envolvendo avaliação de máquinas/equipamentos serão considerados quando ocorrer repetição de avaliações ou de safras. Estudos que abordem pesquisa agrícola somente serão aceitos para publicação se atenderem a pelo menos um dos critérios seguintes: a) experimento com no mínimo 20 parcelas; b) delineamento experimental com o número de graus de liberdade do resíduo igual ou superior a dez; outra exigência é que o número de repetições dos tratamentos seja pelo menos três. O manuscrito atende as condições supracitadas?

    Depending on the criterion of relevance, it will be considered for evaluation the contribution with the most significant advance of scientific knowledge to the scientific area and with territorial coverage (at least regional in the states) and/or with repeatability (periodicity) of evaluations. Studies involving phytosociological analyzes and/or forest inventories will be considered for publication only when "continued". Studies involving machine/equipment evaluation will be considered when repeated evaluations or harvests occur. Studies that address agricultural research will only be accepted for publication if they meet at least one of the following criteria: a) experiment with at least 20 plots; b) experimental design with the number of degrees of freedom of the residue equal to or greater than ten; Another requirement is that the number of treatment repetitions be at least three. Does the manuscript meet the above conditions?

     

  • Independentemente da área de conhecimento, artigos científicos que descrevem resultados de pesquisa obtidos há mais de 8 anos não serão aceitos para publicação. O manuscrito não se enquadra nessa condição?

    Regardless of the field of knowledge, scientific articles describing research results obtained more than 8 years ago will not be accepted for publication. Does the manuscript not fit this condition?

  • Ocorre a indicação de 3 possíveis revisores para o manuscrito? Constanto, nome, instituição, e-mail (exceto hotmail) e link para curriculo

    Is there indication of 3 possible reviewers for the manuscript? Name, institution, email (except hotmail) and curriculum link

  • Houve preenchimento e assinatura da declaração de concordância (Conforme modelo disponibilizado no site da revista) de todos os autores indicados no manuscrito?

    Have all the authors indicated in the manuscript completed and signed the declaration of agreement (as per model available on the journal's website)?

Diretrizes para Autores

Arquivo base para preparação do manuscrito a ser acessado no link abaixo:

BAIXAR TEMPLATE/ DOWNLOAD TEMPLATE

Atenção especial quanto as normas de citações e referências.

Os manuscritos serão submetidos on-line pelo Sistema SEER (OJS). Estes deverão atendar às normas da revista, as quais solicitam a utilização do padrão normatizado vigente adotado pela Norma Brasileira Reguladora (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Será disponibilizado para os autores no site da revista, o um modelo (template) para auxilia-los na adequação do manuscrito as normas da revista.

Etapas do Processo de Submissão:

1ª ETAPA DA SUBMISSÃO: INICIAR SUBMISSÃO Nesta etapa serão fornecidas informações sobre: seção em que se enquadra o manuscrito; idioma da submissão; condições para submissão (verificação das normas da Revista); declaração de direito autoral; política de privacidade; e comentários ao editor (opcional).

2ª ETAPA DA SUBMISSÃO: TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO Nesta etapa será feita a transferência do arquivo do artigo submetido, o qual não deverá ter os nomes dos autores nem seus endereços institucionais e eletrônicos.

Download do Template pode ser acessado no link a seguir:

BAIXAR TEMPLATE/ DOWNLOAD TEMPLATE

3ª ETAPA DA SUBMISSÃO: INCLUSÃO DE METADATOS (INDEXAÇÃO) Nesta etapa deverão ser fornecidas as seguintes informações: autores; título e resumo; indexação; contribuidores e agências de fomento. Nesse caso, devem ser preenchidas todas as informações dos autores (nome completo, afiliações institucionais corretas, ORCID, link curriculo, endereços).

4ª ETAPA DA SUBMISSÃO: TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES - devem ser enviados como documentos suplementares a declaração de concordância da submissão (modelo abaixo) e a indicação de 3 possíveis revisores, constando nome completo, instituição, e-mail (exceto hotmail), link para curriculo. E ainda, caso o manuscrito esteja em língua inglesa, deve ser enviado documento comprobatório da tradução por empresa ou pessoa especializada.

Não serão aceitos os termos de concordância de submissão que possuam assinaturas escaneadas. Na falta do envio destes arquivos a submissão será cancelada no sistema. Em nenhum momento, isto é, durante o processo de submissão e de tramitação do artigo, o autor correspondente deverá permitir, no sistema de Publicação, a disponibilização de documentos suplementares aos avaliadores, tendo em vista não comprometer a avaliação pelos pares cega.

BAIXAR MODELO DA DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA

5ª ETAPA DA SUBMISSÃO: CONFIRMAÇÃO Nesta etapa a submissão será concluída.

Posteriormente a conclusão da submissão não serão aceitas alterações (inclusão, exclusão ou alteração de ordem) na lista de autores. Exceto em caso de falecimento, e com submissão de nova declaração de concordância assinada por todo(s) o(s) autor(es).


File for the preparation of the manuscript to be accessed at the link below:

BAIXAR TEMPLATE/ DOWNLOAD TEMPLATE

Special attention to citation and reference.

The manuscripts will be submitted online by OJS system. These rules should atendar magazine, which call for the use of existing standardized standard adopted by the Brazilian Regulatory Standard (NBR) of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT). Will be made available to the authors on the journal website, a template (template) to assist them in adapting to the norms of the manuscript magazine.

Stages of the Submission Process:

STAGE 1: START SUBMISSION In this step information will be provided on: section in which the manuscript fits; language of submission; conditions for submission (verification of the norms of the Journal); copyright statement; privacy policy; and editor comments (optional).

STAGE 2: TRANSFER OF THE MANUSCRIPT In this step the file of the submitted article will be transferred, which should not have the names of the authors nor their institutional and electronic addresses.

Download the Template can be accessed at the following link:

BAIXAR TEMPLATE/ DOWNLOAD TEMPLATE

STAGE 3: INCLUSION OF METADATA (INDEXATION) At this stage the following information should be provided: authors; title and abstract; indexing; contributors and development agencies. In this case, all the authors' information (full name, correct institutional affiliations, ORCID, curriculum link, addresses) must be filled in.

STAGE 4: TRANSFER OF SUPPLEMENTARY DOCUMENTS - submission of the submission agreement (template below) and indication of 3 possible reviewers, including full name, institution, email (except hotmail), link to curriculum. Also, if the manuscript is in English language, a document proving the translation must be sent by company or specialized person.

Submission agreement terms that have scanned signatures will not be accepted. Failure to submit these files will result in the system being canceled. At no time, ie during the process of submission and processing of the article, the corresponding author should allow the publication system to provide additional documents to the evaluators, in order not to compromise the blind peer evaluation.

DOWNLOAD MODEL OF THE DECLARATION OF CONCORDANCE

STAGE 5: CONFIRMATION At this stage the submission will be completed.

Subsequent completion of the submission process will not be accepted changes (inclusion, exclusion or change of order) in the list of authors. Except in the event of death, and with the submission of a new declaration of agreement signed by all the author(s).

 

POLÍTICA DE PAGAMENTO DA TAXA DE PUBLICAÇÃO

A Revista NATIVA é uma revista de acesso aberto e que adotou a licença cc-by-nc (Creative Commons - Uso Não Comercial). O pagamento de taxa de publicação visa apenas subsidiar os custos operacionais do periódico.

Os artigos ACEITOS para publicação na Revista NATIVA que irão compor os números regulares e especiais a serem publicados a partir de janeiro/2019pagarão uma taxa de publicação de R$ 250,00 (independentemente do número de páginas).

taxa de publicação será obrigatória para todos os trabalhos, independentemente do autor ser editor e/ou revisor da Revista, ou autor internacional.

Os pagamentos deverão ser efetuados via Fundação Uniselva (Fundação de Apoio à UFMT), por meio de boleto bancário a ser gerado com os dados do autor responsável pelo pagamento (que impreterivelmente deve compor o corpo de autores do manuscrito).

Para realizar o pagamento, deve-se acessar o link abaixo (Fundação Uniselva – Outros – Revista Nativa), e clicar em “Taxa de Pagamento” para realizar a inscrição. Sequencialmente ao envio da inscrição, o boleto é gerado.

https://web.fundacaouniselva.org.br/frmInscricao.aspx?_id=11627

Posteriormente ao pagamento, o comprovante deverá ser anexado no Sistema da Revista Nativa. Para isso, o autor correspondente deve acessar o sistema com seu login e senha; na aba “Avaliação”, enviar o comprovante de pagamento em “Transferir Versão do Autor” (abaixo da decisão editorial). Posteriormente, deverá também, encaminhar mensagem ao e-mail nativaufmt@gmail.com, com o código do trabalho e o comprovante de pagamento.

Os autores receberão e-mail de cobrança, por ventura, quando o artigo estiver na fase de edição de layout, com previsão de ocorrer em até 60 dias antes da publicação. O prazo para o pagamento das referidas taxas será de até 10 dias após o e-mail de notificação. Em caso da não efetivação do pagamento no referido prazo o artigo será substituído por outro no processo de diagramação, e não se garante a previsibilidade de sua publicação em número imediatamente posterior.

Recibos e demais formas de comprovante de pagamento devem ser solicitados a Fundação Uniselva (65 – 3318-9800).

ISENÇÕES: Caso o(s) autor(es) não tenham condições de pagamento da taxa de publicação, solicitamos que entre em contato com o Conselho Editorial (pelo e-mail: nativaufmt@gmail.com), para análise da demanda. Deverá ser encaminhado um documento com texto próprio elaborado pelo(s) autor(es), devidamente assinado por todos(s) o(s) autor(es), com as justificativas para a inseção. A Revista Nativa não usará a taxa de publicação como um impeditivo para a publicação de artigos aceitos, visto que não possui fins comerciais.  

 

NATIVA is an open access Journal that has adopted the cc-by-nc (Creative Commons - Non-Commercial Use) license. The publication fee payment is only intended to subsidize the journal's operating costs.

The articles ACCEPTED for publication in NATIVA Journal that will compose the regular and special issues to be published as of January 2019, will pay a publication fee of R$ 250.00 (regardless of the number of pages).

The publication fee will be mandatory for all works, regardless of whether the author is editor and/or reviewer of the Journal, or international author (final cost will depend on the currency of the country).

Payments must be made via the Uniselva Foundation (Foundation for Support to UFMT), through a bank slip to be generated with the data of the author responsible for the payment (which must consist of the body of authors of the manuscript).

To make the payment, you must access the link below (Fundação Uniselva - Outros - Revista Nativa), and click on "Payment Fee" to complete the application. Following the submission of the registration, the ticket is generated.

https://web.fundacaouniselva.org.br/frmInscricao.aspx?_id=11627

After payment, the voucher must be attached to the Nativa System. For this, the corresponding author must access the system with his login and password; on the "Evaluation" tab, send the payment voucher to "Download Author's Version" (below the editorial decision). Subsequently, you should also send a message to the e-mail nativaufmt@gmail.com, with the paper code and voucher of payment.

Authors will receive a billing email, when the article is in the layout editing phase, expected to occur within 60 days prior to publication. The deadline for payment of such fees will be up to 10 days after the notification e-mail. In case of non payment made within that period, the article will be replaced by another in the diagramming process, and the predictability of its publication in a number that is immediately after will not be guaranteed.

EXEMPTIONS: If the author(s) are unable to pay the publication fee, please contact the Editorial Board (by e-mail: nativaufmt@gmail.com) for an analysis of the demand. A document with its own text prepared by the author(s), duly signed by all the author(s), with the reasons for the insertion should be submitted. The Native Journal will not use the publication fee as an impediment to the publication of accepted articles, as it has no commercial purposes.

 

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO

A Revista Nativa utiliza-se do sistema de detecção de plágio gratuito do CopySpider (disponível para cadastro e dowloand em https://copyspider.com.br/main/pt-br/download), com percentual de similaridade máximo de 3% (excluindo as referências). Recomendamos aos autores uma avaliação prévia antes do processo de submissão. Nesse caso, são permitidos percentuais superiores (até 10%) apenas quando o manuscrito for extraído de teses ou dissertações de um dos autores. Uma vez detectado a similaridade (inclusive o auto-plágio) o manuscrito será devolvido aos autores com o relatório da análise, sendo posteriormente rejeitado e arquivado.


CÓDIGO DE ÉTICA

Este Código de Ética visa contribuir com a qualidade da Revista Nativa, para garantir sua confiabilidade aos editores, autores, revisores e leitores incentivando a identificação de más práticas, fraudes ou possíveis violações de ética. A conformidade com os padrões de comportamento ético é, portanto, esperado de todas as partes envolvidas: autores, editores, revisores. Essas instruções são baseadas no Manual de Boas Práticas da ANPAD (ANPAD 2010), no Código de Conduta e nas diretrizes de melhores práticas para editores de publicações científicas do Comitê de Ética em Publicações (COPE 2011) e nas práticas estabelecidas de publicação científica nos principais periódicos das áreas de escopo da Revista Nativa.

Autores: Os autores devem apresentar uma análise objetiva da importância do trabalho de investigação, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que os outros para replicar os experimentos. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis. Os artigos de revisão também devem ser objetivos, apresentando estado da arte do tema relatado. Os autores devem garantir que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estes foram devidamente reconhecidos. Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista constitui simultaneamente o comportamento antiético de publicação e também é inaceitável. Os autores não deverão submeter artigos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O autor correspondente deve garantir que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação. 

A Revista Nativa garante sua isonomia quanto a má-conduta na pesquisa, pois entende que o(s) autor(es) é(são) responsável(is) pelos bancos de dados usados na elaboração dos manuscristos, não cabendo ao corpo editorial analisar se existe a cessão total ou parcial, ou em casos extremos, o uso indevido de dados de informações. Quando notificado sobre essas ocorrências, o Corpo Editorial da Revista Nativa, prestará todos os esclarecimentos quanto a tramitação do manuscrito (se já estiver publicado, o manuscrito será excluído e arquivado). E ainda destaca-se, que o Corpo Editorial colaborará, quando solicitado, em processos de roubo de propriedade intelectual que demandem retratações internas nas instituições e/ou judiciais pelo(s) requerente(s).

Editores: Os editores devem se esforçar para manter a qualidade e a relevância da publicação, o que inclui garantir que a avaliação dos trabalhos submetidos seja objetiva, justa e conduzida de acordo com as normas e padrões da pesquisa científica nas áreas de escopo da Revista Nativa. Os editores, por meio da seleção de revisores, procurarão promover uma avaliação competente e imparcial dos artigos submetidos. Os editores buscarão revisores que não pertencem à mesma instituição que os autores e não são co-autores da mesma. Também buscarão encaminhar submissões a revisores com qualificações compatíveis com o trabalho a ser avaliado (ANPAD, 2010).

Os editores da Revista Nativa têm total responsabilidade e autoridade para rejeitar/aceitar artigos. A decisão final de aceitar ou rejeitar os artigos cabe aos editores, que consideram a qualidade, originalidade, relevância e aderência à linha editorial da Revista Nativa. Essa decisão pode contrariar as recomendações identificadas pelos avaliadores, desde que devidamente fundamentadas. “O editor não é refém das opiniões e pontos de vista que surgem, mas se precisar combatê-los, deve agir com uma ética e uma visão muito claras.” (ANPAD, 2010).

O editor não deve ter conflito de interesses em relação aos artigos que rejeita/aceita.
Se um conflito de interesses for identificado, o editor passará a responsabilidade pela decisão a um membro do comitê editorial que esteja livre de tal conflito. Os editores só devem aceitar um artigo se estiverem razoavelmente certos sobre essa decisão. Os editores devem publicar correções quando encontrarem algum erro na publicação. Os editores devem preservar o anonimato dos avaliadores. Todos os envolvidos no processo de avaliação devem garantir o tratamento confidencial dos manuscritos submetidos. Os editores não devem usar ou desviar o conhecimento adquirido durante o processo de avaliação dos artigos.

Revisores: Os revisores não devem avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesses resultante da concorrência, em colaboração, ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos papéis, inclusive com as instituições financiadoras envolvidas no manuscrito.

Os revisores devem se recusar a fazer avaliações para as quais não se sentem qualificados. Eles só devem concordar em revisar um manuscrito se: - possuir conhecimento adequado do assunto para realizar uma revisão adequada; - pode cumprir o prazo (Cumprir a data de retorno assim acordada é uma questão de ética, respeito e responsabilidade da função de revisor.” (ANPAD, 2010); - 

Os revisores devem declarar possíveis conflitos de interesse (pessoais, financeiros, intelectuais, profissionais, políticos ou religiosos) à equipe editorial da Revista Nativa para melhor alinhar as avaliações.

Por se tratar de um processo de revisão duplo-cego, os avaliadores devem informar o editor se a identidade do autor é conhecida por eles. Os revisores não devem usar ou desviar o conhecimento adquirido durante o processo de avaliação dos artigos. Os artigos revisados devem ser tratados confidencialmente. Os revisores devem respeitar a confidencialidade da revisão por pares e não devem divulgar nenhum detalhe de um manuscrito ou sua revisão, durante ou após o processo de avaliação (COPE, 2010).

Consequências por violação do Código de Ética:

O Conselho Editorial da Revista Nativa é responsável por monitorar o cumprimento deste código de ética. Além disso, deve estar ciente das mudanças nos padrões de publicação científica na área de Administração. Diretrizes para retirada de artigos (Baseado em COPE, 2010).

Os editores da Revista Nativa podem considerar a retratação de um artigo se: - há evidências claras de que os resultados não são confiáveis, seja como resultado de má conduta (por exemplo, fabricação de dados) ou erro honesto (por exemplo, erro de cálculo, instrumentos/equipamentos  - erro experimental); - as descobertas foram publicadas anteriormente em outros lugares sem referências, permissão ou justificativa adequadas (ou seja, casos de publicação redundante); - existe plágio ou auto-plágio; - artigo relata pesquisas antiéticas.

Os avisos de retratação devem mencionar os motivos e as bases da retratação (para distinguir os casos de má conduta dos de erros honestos) e também devem especificar quem está retratando o artigo. Se, após investigação apropriada, for comprovado que um item é fraudulento, este deve ser retirado do sistema da revista. A retirada deve ser claramente identificável para leitores e sistemas de indexação. Nesse caso, Deve ser publicado no número subsequente da Revista, incluindo o título do artigo (e seus identificadores), seus respectivos autores e os problemas encontrados.

Referências

ANPAD ANPAD Manual of Practice of Scientific Publication, National Association of Graduate Studies and Research in Management, Rio de Janeiro, 2010, available at http://www.anpad.org.br/diversos/boas_praticas.pdf, accessed 10/13/2013

COPE, CODE OF CONDUCT AND BEST PRACTICE GUIDELINES
JOURNAL FOR EDITORS, COPE Committee on Publication Ethics, available at http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf, accessed on 13.10.2013


PLAGIUM POLICY

Nativa Journal uses CopySpider's free plagiarism detection system (available for registration and dowloand at https://copyspider.com.br/main/en/download), with a maximum similarity percentage of 3% ( excluding references). We recommend to the authors a prior evaluation before the submission process. In this case, higher percentages (up to 10%) are allowed only when the manuscript is extracted from theses or dissertations of one of the authors. Once the similarity (including self-plagiarism) is detected, the manuscript will be returned to the authors with the analysis report, and later rejected and archived.


CODE OF ETHICS

This Code of Ethics aims to contribute to the quality of Nativa Journal to ensure its reliability to editors, authors, reviewers and readers by encouraging the identification of bad practices, fraud or possible ethical violations. Compliance with standards of ethical behavior is therefore expected from all parties involved: authors, editors, reviewers. These instructions are based on the Good Practice Manual (ANPAD 2010), the Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Scientific Publication Editors of the Publications Ethics Committee (COPE 2011) and established scientific publication practices in the major journals of the scope areas of Nativa Journal.

Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.

The Nativa Journal guarantees its isonomy regarding the bad conduct in the research, since it understands that the author(s) is(are) responsible for the databases used in the preparation of manuscripts, and it is not for the editorial team to analyze whether there is a total or partial assignment. When notified of such occurrences, the Editorial Team of Nativa will provide information regarding the processing of the manuscript (if already published, the manuscript will be deleted and filed). It is also worth noting that the Editorial Team will collaborate, when requested, in intellectual property filch cases that require internal retraction in the institutions and/or judicial process.

Editors: Editors should strive to maintain the quality and relevance of the publication, including ensuring that the evaluation of submitted work is objective, fair and conducted in accordance with the norms and standards of scientific research in the scope of the Nativa Journal. Editors, through the selection of reviewers, will seek to promote a competent and impartial evaluation of submitted articles. Editors will seek reviewers who do not belong to the same institution as the authors and are not co-authors of the same. They will also seek to submit submissions to reviewers with qualifications compatible with the work being evaluated (ANPAD, 2010).The editors of Revista Nativa have full responsibility and authority to reject/accept articles.

The final decision to accept or reject the articles is up to the editors, who consider the quality, originality, relevance and adherence to the editorial line of Revista Nativa. This decision may contradict the recommendations identified by the evaluators, provided they are duly substantiated. “The editor is not hostage to the opinions and viewpoints that arise, but if he has to fight them, he must act with a very clear ethic and vision” (ANPAD, 2010).
The editor should not have a conflict of interest regarding the articles he rejects/accepts.
If a conflict of interest is identified, the editor will pass responsibility for the decision to a member of the editorial committee who is free of such conflict. Publishers should only accept an article if they are reasonably certain about this decision. Publishers should post corrections when they encounter errors in the publication. Editors should preserve the anonymity of reviewers. Everyone involved in the evaluation process should ensure confidential treatment of submitted manuscripts. Publishers should not use or divert knowledge acquired during the article review process.

Reviewers: Reviewers should not review manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competition, collaboration, or other relationships or links with any of the authors, companies, or paper-related institutions, including the funding institutions involved in the manuscript. Reviewers should refuse to make assessments for which they do not feel qualified. They should agree to revise a manuscript only if: - they have adequate knowledge of the subject to perform a proper review; - can meet deadline (Meeting the return date agreed upon is a matter of ethics, respect and responsibility of the reviewer's role. ”(ANPAD, 2010);
Reviewers should declare potential conflicts of interest (personal, financial, intellectual, professional, political or religious) to the editorial staff of Revista Nativa to better align the evaluations.
As this is a double-blind review process, reviewers should inform the editor if the author's identity is known to them. Reviewers should not use or divert knowledge acquired during the article review process. Revised articles should be treated confidentially. Reviewers must respect the confidentiality of peer review and should not disclose any details of a manuscript or its review during or after the review process (COPE, 2010).

Consequences for violation of the Code of Ethics:

The Editorial Board of Nativa Journal is responsible for monitoring compliance with this code of ethics. In addition, you should be aware of changes in standards of scientific publication in the area of Administration. Guidelines for article removal (Based on COPE, 2010).
Editors of Revista Nativa may consider retracting an article if: - there is clear evidence that the results are unreliable, either as a result of misconduct (eg data fabrication) or honest error (eg miscalculation) , instruments/equipment - experimental error); - the findings were previously published elsewhere without appropriate references, permission or justification (ie cases of redundant publication); - there is plagiarism or self-plagiarism; - article reports unethical research.
Disclaimer notices should state the reasons and grounds for the disclaimer (to distinguish cases of misconduct from honest errors) and should also specify who is portraying the article. If, after proper investigation, an item is found to be fraudulent, it should be removed from the journal system. The withdrawal must be clearly identifiable to readers and indexing systems. In this case, it should be published in the subsequent issue of the Journal, including the title of the article (and its identifiers), their respective authors, and problems encountered.

References

ANPAD ANPAD Manual of Practice of Scientific Publication, National Association of Graduate Studies and Research in Management, Rio de Janeiro, 2010, available at http://www.anpad.org.br/diversos/boas_praticas.pdf, accessed 10/13/2013

COPE, CODE OF CONDUCT AND BEST PRACTICE GUIDELINES
JOURNAL FOR EDITORS, COPE Committee on Publication Ethics, available at http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf, accessed on 13.10.2013


Política de Privacidade

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