Notícias

  • Pagamento da Taxa de Publicação

    2024-04-15

    A partir de 01/05/2024, os artigos ACEITOS para publicação na Revista NATIVA que irão compor os números regulares e especiais, pagarão uma taxa de publicação de R$ 400,00 (independentemente do número de páginas).

    taxa de publicação será obrigatória para todos os trabalhos, independentemente do autor ser editor e/ou revisor da Revista. Para os autores internacionais está sendo construída uma possibilidade de pagamento por PayPal ou por transferência IBAN (após o aceite, os autores serão comunicados via e-mail pela Revista).

    Para os autores brasileiros, os pagamentos deverão ser efetuados via Fundação Uniselva (Fundação de Apoio à UFMT), por meio de boleto bancário a ser gerado com os dados do autor responsável pelo pagamento (que impreterivelmente deve compor o corpo de autores do manuscrito).

    Para realizar o pagamento, deve-se acessar o link abaixo (Fundação Uniselva – Cursos – Revista Nativa - Emissão de boleto), e clicar em “Taxa de Pagamento” para realizar a inscrição. Sequencialmente ao envio da inscrição, o boleto é gerado.

    https://web.fundacaouniselva.org.br/

    Posteriormente ao pagamento, o comprovante deverá ser anexado no Sistema da Revista Nativa. Para isso, o autor correspondente deve acessar o sistema com seu login e senha; na aba “Avaliação”, enviar o comprovante de pagamento em “Transferir Versão do Autor” (abaixo da decisão editorial). Posteriormente, deverá também, encaminhar mensagem ao e-mail nativaufmt@gmail.com, com o código do trabalho e o comprovante de pagamento.

    Os autores receberão e-mail de cobrança, por ventura, quando o artigo estiver na fase de edição de layout, com previsão de ocorrer em até 60 dias antes da publicação. O prazo para o pagamento das referidas taxas será de até 10 dias após o e-mail de notificação. Em caso da não efetivação do pagamento no referido prazo o artigo será substituído por outro no processo de diagramação, e não se garante a previsibilidade de sua publicação em número imediatamente posterior.

    Recibos e demais formas de comprovante de pagamento devem ser solicitados a Fundação Uniselva (65 – 3318-9800).

     

    As submissões não apresentam taxas e continuam abertas.

    Saiba mais sobre Pagamento da Taxa de Publicação
  • [Nativa] - mensagem sobre "Nova versão publicada"

    2023-10-02

    Prezados(as) autores,

    Estamos implantando a versão em HTML dos artigos publicados na revista NATIVA a partir de 2021.  Por isso, alguns(mas) autores(as) estão recebendo mensagens da NATIVA, informando sobre a publicação de novas versões dos seus artigos já publicados.

    Não se preocupem, pois não se trata de alterações no artigo, e, não existe na necessidade de nenhuma ação por parte do(a) autor(a). Os artigos continuam com os mesmos códigos DOI e informações da versão publicada em PDF. 

    Destacamos que essa ação busca aumentar a visibilidade da revista, visto que o HTML permite outras opções de busca, que os metadados simplificados não alcançariam. Para fazermos isso, foi contratada uma empresa (editora) especializada nessa prestação de serviços, com recursos provinientes do CNPq e do Projeto da Revista na Fundação UNISELVA. 

    Prioritariamente, estamos realizando essa ação com os artigos publicados em 2021 e 2022, visto que serão considerados para definição dos valores de CiteScore (Scopus) e JCR (Web of Science) de 2023.

    Esperamos que esses índices tenham melhorias nos próximos anos, por isso, encorajamos os(as) autores(as) e leitores(as), a citarem os artigos publicados na Nativa, resguardando a ética e as possibilidades para cada trabalho científico.

    Cientes do entedimento de todos, agradecemos por acreditam na Revista NATIVA.

    Cordialmente, 

    Corpo Editorial

    Saiba mais sobre [Nativa] - mensagem sobre "Nova versão publicada"
  • Indexação na SCOPUS

    2023-06-26

    Prezados(as) autores(as),

    Informamos que a Revista NATIVA foi indexada na base SCOPUS, a partir de maio de 2022. Assim, a revista começa a ter avaliação em índices internacionais (CiteScore, SNIP e SJR) a partir de 2022.

    Quando possível, e resguardas as questões éticas da ciência, incentivamos a citação dos artigos publicados na Revista Nativa, para permitir a melhoria dos indices h5, CiteScore e JCR.

    Agradecemos a colaboração de todos os leitores, autores e revisores.

    Corpo Editorial

    Saiba mais sobre Indexação na SCOPUS
  • JCR 2020 (fator de impacto) - Revista Nativa

    2021-10-06

    Prezados(as) autores, leitores e colaboradores da Revista Nativa.

     

    É com alegria que compartilhamos a informação de que a Revista Nativa foi incluída no JCI 2020 (0,07). Por se tratar de um periódico novo (criado em novembro/2013) essa conquista indica que a Revista tem muito potencial para crescer e se consolidar como um periódico de referência no contexto regional e nacional. 

    Agradecemos a todos que colaboraram com revisões, submissões, leituras e principalmente com citações. 

    Cordialmente,

    Equipe Editorial NATIVA 

    Saiba mais sobre JCR 2020 (fator de impacto) - Revista Nativa
  • Atualiação de sistema OJS

    2020-06-29

    Prezados(as) autores(as) e leitures,

    o sistema do Portal de Periódicos da UFMT será atualizado em 04/07/2020, para OJS 3.2.

    O atual sistema enfrenta grande instabilidade para sua manutenção. Espera-se melhorias quanto a segurança do sistema, uso de plugins e outras funcionalidades.

    Podem ocorrer problemas nesse processo de migração, portanto, esperamos a compreensão de todos.

    Cordialmente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Atualiação de sistema OJS
  • FLUXO CONTÍNUO DE PUBLICAÇÃO

    2020-04-10

    Prezados((as) colaboradores(as),

     A Revista NATIVA adotará o fluxo contínuo a partir do v.8 n.3 (2020). Esse processo vêm sendo adotado por inúmeros períodicos e permite uma redução do tempo médio entre submissão e publicação, visto que, uma vez aceito, o manuscrito poderá ser publicado de imediato (sem aguardar o fechamento do número específico). Todavia, será mantido a estruturação de publicação da Nativa, com 6 números anuais (bimestral), sendo os números mantidos (In Progress) até o seu fechamento com 20 artigos. Esse processo também vêm sendo solicitado por bases de indexação, nas quais a Nativa está sob análise, para melhoria do Qualis e da visibilidade da revista. Dessa maneira, mantemos nosso compromisso com a comunidade científica brasileira e internacional, em sintonia com as demandas de indexadores.

    Agradecemos por colaborar e acreditar na Revista Nativa.

    Corpo Editorial.

    Saiba mais sobre FLUXO CONTÍNUO DE PUBLICAÇÃO
  • Novas normas para Submissão

    2019-06-06

    Prezados(as) autores,

    informamos que foram atualizadas as normas para submissão na revista Nativa. Pedimos que acessem o link abaixo para visualizar as exigências antes da submissão.

    Apenas alguns destaques:

    - Submissão de declaração de concordância com assinatura dos autores;

    - Preenchimento completo dos metadados (com as afiliações atualizadas dos autores, ORCID, link curriculo, dentre outros);

    - Indicação de 3 possíveis revisores.

    https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/nativa/about/submissions#authorGuidelines

    Saiba mais sobre Novas normas para Submissão
  • Indexação ESCI - Clarivate Analytics (Web of Science)

    2019-06-03

    Prezados colaboradores da Revista Nativa,

    Temos a satisfação de informar que a revista científica Nativa (ISSN 2318-7670) foi recentemente indexada no Emerging Source Citation Index (ESCI), que é um produto da base Web of Science (WoS) e que possibilita futuramente a obtenção do FI (fator de impacto - JCR). A indexação no ESCI é um passo importante, pois revela melhoria na qualidade editorial da revista e servirá para incrementar sua visibilidade no ambiente acadêmico. Os usuários podem pesquisar quais produtos do WoS cobrem as revistas cientificas diretamente na homepage do Web of Science: https://clarivate.com/products/web-of-science/.

    Para conferir a indexação da revista no ESCI, acesse: http://mjl.clarivate.com/cgi-bin/jrnlst/jlresults.cgi?PC=MASTER&Word=*nativa

    Agradecemos a colaboração de todos, visto que muitas revistas nacionais, com muito tempo de inserção na divulgação científica, conseguiram essa indexação apenas nesse momento, refletindo o compromisso do corpo Editorial da Revista Nativa na busca pela sua melhoria e crescimento.

    Cordialmente,

    Equipe Editorial Revista Nativa

    Saiba mais sobre Indexação ESCI - Clarivate Analytics (Web of Science)
  • Pagamento da Taxa de Publicação

    2018-10-01

    Prezados(as) autores(as),

    O Corpo Editorial da Revista Nativa informa que,

    até 2017 não foram impetradas taxas de submissão/publicação na Revista Nativa (ISSN 2318-7670), visto que a revista possuía apoio financeiro da Fapemat. A partir desse período, o Corpo Editorial, demandou a necessidade da cobrança de uma taxa de publicação por manuscrito para propiciar a criação de uma infra-estrutura mínima de operacionalização e busca por melhorias no desempenho frente a bases indexadoras e do Qualis-Capes nas próximas avaliações quadrienais nas diferentes áreas de conhecimento.

     

    Saiba mais sobre Pagamento da Taxa de Publicação
  • Pagamento de publicações na NATIVA

    2018-06-30

    Prezados(as) autores(as),

    Os artigos ACEITOS para publicação na Revista NATIVA a partir  01/07/2018 (a serem publicados em números regulares ou especiais), pagarão uma taxa de publicação de R$ 250,00 (independentemente do número de páginas).

    Os pagamentos serão efetuados via Fundação Uniselva (Fundação de Apoio à UFMT), sendo que o sistema/projeto ainda encontra-se em fase de implantação.

    Ao receber a comunicação do aceite do manuscrito, os autores serão notificados quanto ao pagamento da taxa de publicação.

    Os artigos a serem publicados até o v.6, n.6 (dezembro/2018), não estão inseridos nessa cobrança. Informamos para tal, que os próximos números v.6 n.4, v.6 n.5 e v.6 n.6, já estão fechados e em fase de edição.

    As submissões não apresentarão taxas e continuam abertas.


    Motivação:

    Até junho/2018 não foram impetradas taxas de submissão/publicação, visto que a revista possuía apoio financeiro da Fapemat. A partir desse período, o Corpo Editorial, demandou a necessidade da cobrança de uma taxa de publicação por manuscrito para propiciar a criação de uma infra-estrutura mínima de operacionalização e busca por melhorias no desempenho frente a bases indexadoras e do Qualis-Capes nas próximas avaliações quadrienais das diferentes áreas de conhecimento.   

    Saiba mais sobre Pagamento de publicações na NATIVA
  • Qualis NATIVA - 2013-2016

    2017-06-21
    A Revista "Nativa" recebeu enquadramento e qualis nas seguintes áreas de conhecimento:
    Interdisciplinar (B2)Ciências Agrárias (B3)Ciências Ambientais (B3)Engenharias I (B4)Geografia (B4)Zootecnia/Recursos Pesqueiros (B4)Biotecnologia (B5)
    Engenharias II (B5)
    Materiais (B5)Biodiversidade (C)Ciências Biológicas III (C)
     A Revista "Nativa" foi criada em outubro de 2013, pelo ensejo de docentes lotados no ICAA/UFMT, para criação de um periódico institucionalizado, referência para UFMT e Mato Grosso, na divulgação de trabalhos originais e inéditos nas áreas de Ciências Agrárias e Ambientais. Pela criação recente, esses resultados demonstram a rápida evolução do periódico. Agradecemos a todos que vêm acreditando no trabalho da equipe editorial e que pioneiramente submeteram manuscritos. Compartilhamos esses resultados com cada um de vocês  e nos encorajamos para novos objetivos, visando a consolidação e crescimento da Nativa.  Cordialmente,Equipe Editorial Saiba mais sobre Qualis NATIVA - 2013-2016
  • Separação da Seção "Resultados e Discussão"

    2017-02-28

    Prezados autores,

    as submissões realizadas a partir de 01/03/2017, deverão apresentar a Seção "Resultados e Discussão" separada em duas Seções específicas: 3. Resultados; 4. Discussão (alterando a numeração no Template) 

    Todos os artigos já aceitos e em fase de edição, serão retornados aos autores para ajustes. 

    Esse procedimento será adotado a partir de v.5 n.1 (jan/fev 2017), visando atender as exigências das principais bases indexadores internacionais e melhoria do Qualis na próxima avaliação.

    Agradecemos a colaboração e compreensão de todos os colaboradores,

    Corpo Editorial - Revista Nativa

    Saiba mais sobre Separação da Seção "Resultados e Discussão"