Notícias

  • Atualiação de sistema OJS

    2020-06-29

    Prezados(as) autores(as) e leitures,

    o sistema do Portal de Periódicos da UFMT será atualizado em 04/07/2020, para OJS 3.2.

    O atual sistema enfrenta grande instabilidade para sua manutenção. Espera-se melhorias quanto a segurança do sistema, uso de plugins e outras funcionalidades.

    Podem ocorrer problemas nesse processo de migração, portanto, esperamos a compreensão de todos.

    Cordialmente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Atualiação de sistema OJS
  • FLUXO CONTÍNUO DE PUBLICAÇÃO

    2020-04-10

    Prezados((as) colaboradores(as),

     A Revista NATIVA adotará o fluxo contínuo a partir do v.8 n.3 (2020). Esse processo vêm sendo adotado por inúmeros períodicos e permite uma redução do tempo médio entre submissão e publicação, visto que, uma vez aceito, o manuscrito poderá ser publicado de imediato (sem aguardar o fechamento do número específico). Todavia, será mantido a estruturação de publicação da Nativa, com 6 números anuais (bimestral), sendo os números mantidos (In Progress) até o seu fechamento com 20 artigos. Esse processo também vêm sendo solicitado por bases de indexação, nas quais a Nativa está sob análise, para melhoria do Qualis e da visibilidade da revista. Dessa maneira, mantemos nosso compromisso com a comunidade científica brasileira e internacional, em sintonia com as demandas de indexadores.

    Agradecemos por colaborar e acreditar na Revista Nativa.

    Corpo Editorial.

    Saiba mais sobre FLUXO CONTÍNUO DE PUBLICAÇÃO
  • Novas normas para Submissão

    2019-06-06

    Prezados(as) autores,

    informamos que foram atualizadas as normas para submissão na revista Nativa. Pedimos que acessem o link abaixo para visualizar as exigências antes da submissão.

    Apenas alguns destaques:

    - Submissão de declaração de concordância com assinatura dos autores;

    - Preenchimento completo dos metadados (com as afiliações atualizadas dos autores, ORCID, link curriculo, dentre outros);

    - Indicação de 3 possíveis revisores.

    https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/nativa/about/submissions#authorGuidelines

    Saiba mais sobre Novas normas para Submissão
  • Indexação ESCI - Clarivate Analytics (Web of Science)

    2019-06-03

    Prezados colaboradores da Revista Nativa,

    Temos a satisfação de informar que a revista científica Nativa (ISSN 2318-7670) foi recentemente indexada no Emerging Source Citation Index (ESCI), que é um produto da base Web of Science (WoS) e que possibilita futuramente a obtenção do FI (fator de impacto - JCR). A indexação no ESCI é um passo importante, pois revela melhoria na qualidade editorial da revista e servirá para incrementar sua visibilidade no ambiente acadêmico. Os usuários podem pesquisar quais produtos do WoS cobrem as revistas cientificas diretamente na homepage do Web of Science: https://clarivate.com/products/web-of-science/.

    Para conferir a indexação da revista no ESCI, acesse: http://mjl.clarivate.com/cgi-bin/jrnlst/jlresults.cgi?PC=MASTER&Word=*nativa

    Agradecemos a colaboração de todos, visto que muitas revistas nacionais, com muito tempo de inserção na divulgação científica, conseguiram essa indexação apenas nesse momento, refletindo o compromisso do corpo Editorial da Revista Nativa na busca pela sua melhoria e crescimento.

    Cordialmente,

    Equipe Editorial Revista Nativa

    Saiba mais sobre Indexação ESCI - Clarivate Analytics (Web of Science)
  • Pagamento da Taxa de Publicação

    2018-10-01

    Prezados(as) autores(as),

    O Corpo Editorial da Revista Nativa informa que,

    até 2017 não foram impetradas taxas de submissão/publicação na Revista Nativa (ISSN 2318-7670), visto que a revista possuía apoio financeiro da Fapemat. A partir desse período, o Corpo Editorial, demandou a necessidade da cobrança de uma taxa de publicação por manuscrito para propiciar a criação de uma infra-estrutura mínima de operacionalização e busca por melhorias no desempenho frente a bases indexadoras e do Qualis-Capes nas próximas avaliações quadrienais nas diferentes áreas de conhecimento.

     

    Saiba mais sobre Pagamento da Taxa de Publicação
  • Pagamento de publicações na NATIVA

    2018-06-30

    Prezados(as) autores(as),

    Os artigos ACEITOS para publicação na Revista NATIVA a partir  01/07/2018 (a serem publicados em números regulares ou especiais), pagarão uma taxa de publicação de R$ 250,00 (independentemente do número de páginas).

    Os pagamentos serão efetuados via Fundação Uniselva (Fundação de Apoio à UFMT), sendo que o sistema/projeto ainda encontra-se em fase de implantação.

    Ao receber a comunicação do aceite do manuscrito, os autores serão notificados quanto ao pagamento da taxa de publicação.

    Os artigos a serem publicados até o v.6, n.6 (dezembro/2018), não estão inseridos nessa cobrança. Informamos para tal, que os próximos números v.6 n.4, v.6 n.5 e v.6 n.6, já estão fechados e em fase de edição.

    As submissões não apresentarão taxas e continuam abertas.


    Motivação:

    Até junho/2018 não foram impetradas taxas de submissão/publicação, visto que a revista possuía apoio financeiro da Fapemat. A partir desse período, o Corpo Editorial, demandou a necessidade da cobrança de uma taxa de publicação por manuscrito para propiciar a criação de uma infra-estrutura mínima de operacionalização e busca por melhorias no desempenho frente a bases indexadoras e do Qualis-Capes nas próximas avaliações quadrienais das diferentes áreas de conhecimento.   

    Saiba mais sobre Pagamento de publicações na NATIVA
  • Qualis NATIVA - 2013-2016

    2017-06-21
    A Revista "Nativa" recebeu enquadramento e qualis nas seguintes áreas de conhecimento:
    Interdisciplinar (B2)Ciências Agrárias (B3)Ciências Ambientais (B3)Engenharias I (B4)Geografia (B4)Zootecnia/Recursos Pesqueiros (B4)Biotecnologia (B5)
    Engenharias II (B5)
    Materiais (B5)Biodiversidade (C)Ciências Biológicas III (C)
     A Revista "Nativa" foi criada em outubro de 2013, pelo ensejo de docentes lotados no ICAA/UFMT, para criação de um periódico institucionalizado, referência para UFMT e Mato Grosso, na divulgação de trabalhos originais e inéditos nas áreas de Ciências Agrárias e Ambientais. Pela criação recente, esses resultados demonstram a rápida evolução do periódico. Agradecemos a todos que vêm acreditando no trabalho da equipe editorial e que pioneiramente submeteram manuscritos. Compartilhamos esses resultados com cada um de vocês  e nos encorajamos para novos objetivos, visando a consolidação e crescimento da Nativa.  Cordialmente,Equipe Editorial Saiba mais sobre Qualis NATIVA - 2013-2016
  • Separação da Seção "Resultados e Discussão"

    2017-02-28

    Prezados autores,

    as submissões realizadas a partir de 01/03/2017, deverão apresentar a Seção "Resultados e Discussão" separada em duas Seções específicas: 3. Resultados; 4. Discussão (alterando a numeração no Template) 

    Todos os artigos já aceitos e em fase de edição, serão retornados aos autores para ajustes. 

    Esse procedimento será adotado a partir de v.5 n.1 (jan/fev 2017), visando atender as exigências das principais bases indexadores internacionais e melhoria do Qualis na próxima avaliação.

    Agradecemos a colaboração e compreensão de todos os colaboradores,

    Corpo Editorial - Revista Nativa

    Saiba mais sobre Separação da Seção "Resultados e Discussão"