Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista apresenta como enfoque a divulgação de artigos, notas técnicas e/ou revisões, originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol. As áreas de escopo da Revista Nativa são Ciências Agrárias (Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Zootecnia), Ciências Ambientais (Biodiversidade, Recursos Naturais e Meio Ambiente) e Desenvolvimento rural (e sua interdisciplinaridade).

Considerando as classificações das áreas e sub-áreas de conhecimento empregadas no Brasil pelas duas principais agências científicas nacionais (CNPQ e CAPES), a Revista NATIVA publica pesquisas relacionadas com as seguintes áreas:

- CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Climatologia, Meterologia e Micrometeorologia; Química Aplicada; Sensoriamento Remoto aplicado; Hidráulica e Hidrologia; Engenharia Sanitária; Biotecnologia ambiental e Recursos Naturais; Bioprospecção de Produtos Naturais; Ecologia Aplicada;  Ecologia de Ecossistemas; Conservação da Natureza.

- AGRONOMIA: Agrometeorologia; Ciência do solo; Extensão Rural; Fitossanidade; Fitotecnia; Floricultura e paisagismo.

- ENGENHARIA AGRÍCOLA: Construções rurais e ambiência; Energia no meio rural; Processamento de produtos agropecuários; Engenharia de água e solo; Máquinas e implementos agrícolas.

- ENGENHARIA FLORESTAL: Energia da biomassa florestal; Manejo florestal; Silvicultura; Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais; Técnicas e Operações florestais

- ZOOTECNIA: Ecologia dos animais domésticos e Etologia; Pastagem e Forragicultura; Produção Animal.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos publicados na Revista "Nativa" são submetidos a um processo de consultoria e avaliação científica por meio de técnicos, mestres e doutores ad hoc.

Processo de avaliação / Evaluation Process

1) Submissão e recebimento do manuscrito em conjunto com a declaração de concordância da submissão e a indicação de 3 possíveis revisores;

2) Análise incial do mérito e relevância científica do manuscrito;

3) Avaliação por pares e às cegas do manuscrito (sujeita a 1 ou 2 rodadas de avaliação);

4) Reenvio do manuscrito corrigido à revista;

5) Avaliação do manuscrito por parte do Conselho Editorial (quantas rodadas forem necessárias);

6) Reenvio do manuscrito corrigido à revista;

7) Avaliação ortográfica e gramatical por parte do Editor de Texto;

8) Reenvio do manuscrito corrigido à revista;

9) Editoração de layout;

10) Publicação.

Periodicidade/Frequency

A revista Nativa iniciou suas atividades com periodicidade trimestral, totalizando 4 (quatro) números por ano. Entre 2016 e 2021, as publicações passaram a ser bimestrais, totalizando 6 (seis) números por ano, sendo publicado números nos períodos de janeiro/fevereiro (N.1), março/abril (N.2), maio/junho (N.3), julho/agosto (N.4), setembro/outubro (N.5), novembro/dezembro (N.6). A partir de 2022, com a publicação em fluxo contínuo, a revista voltará a periodicidade trimestral (4 numeros por ano), buscando manter o mesmo número de artigos publicados por ano (até 120).

Política de Acesso Livre / Open Access Policy

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista está vinculada ao Portal Brasileiro de Publicações e Dados científicos em Acesso aberto (oasisbr).

NATIVA é uma revista de acesso aberto que adotou a licença cc-by-nc (Creative Commons - Uso Não Comercial). Essa licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o material em qualquer meio ou formato, apenas para fins não comerciais e apenas enquanto a atribuição for dada ao criador.

O pagamento da taxa de publicação destina-se apenas a subsidiar os custos operacionais da revista.

Declaração de Privacidade

Declaração de Direitos Autorais

Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nessa revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.

OUTRAS INFORMAÇÕES DA REVISTA

A revista Nativa é um periódico de divulgação científica, sem fins lucrativos, vinculada a Universidade Federal de Mato Grosso.

O periódico é composto por técnicos, mestres e doutores ad hoc das áreas afins, apresentando total credibilidade quanto a edição e revisão dos manuscritos.

A Revista Nativa apresenta preservação digital junto a Rede CARINIANA (https://portal.issn.org/resource/ISSN/2318-7670).

Foi criada no ano de 2013 com o objetivo de publicar artigos nas áreas de Ciências Agrárias e Ambientais.