Continuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docente

Autores

  • Heloísa Salles Gentil silva.dioneia@gmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT http://www.novoportal.unemat.br/
  • Marilda de Oliveira Costa marildacosta@hotmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Cáceres-MT.

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.306


Palavras-chave:

Políticas educacionais. Formação de professores. Práticas pedagógicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise das políticas de formação de professores no Brasil nos últimos anos, final dos anos 80 e início dos anos 90. Objetivamos identificar continuidades e descontinuidades nessas políticas, para compreendê-las em seus processos histórico-sociais. Partimos do pressuposto de que o contexto neoliberal em que estão sendo constituídas e implementadas as políticas nesse período tem influenciado na definição de objetivos e na efetivação das reformas educacionais, entre elas, as políticas de formação docente. O exame das implicações dessas políticas de formação nas práticas pedagógicas surge como agenda necessária no campo das pesquisas em educação.

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Biografia do Autor

  • Heloísa Salles Gentil, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Doutora em Educação. Professora de Sociologia da UNEMAT, Cáceres /MT.
  • Marilda de Oliveira Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Cáceres-MT.
    Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFGRS. Professora de História da Educação, Política e Gestão Educacional. UNEMAT, Cáceres /MT.

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Publicado

2012-06-17

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

Continuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docente. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 267–287, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.306. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/306. Acesso em: 5 dez. 2025.