Diversidade de alunos: o caso da USP

Autores

  • Ione ISHII ioneishii@usp.br
    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Myriam KRASILCHIK mkrasilc@usp.br
    Faculdade de Educação da USP
  • Renan Cerqueira LEITE renan@fuvest.br
    Estatístico da Fuvest

DOI:

10.29286/rep.v23i54.1896

Palavras-chave:

Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares.

Resumo

A expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior.

 

Palavras-chave: Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ione ISHII, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Mestre em Educação, área de concentração Ensino de Ciências e Matemática

Myriam KRASILCHIK, Faculdade de Educação da USP

Professora emérita da Faculdade de Educação da USP. Professora Doutora da Faculdade de Educação da USP. Tel.: (11) 3865-6424.

Renan Cerqueira LEITE, Estatístico da Fuvest

Bacharel em Estatística (IME-USP) e Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FIAP). Informações Profissionais: Estatístico da Fuvest. Endereço institucional: Tel.: (11) 99781-7345.

Referências

ALMEIDA, W. M. de. USP para todos? Estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. São Paulo: Musa Editora, 2009.

BERNARDO, M. V. C.; WODEWOTZKI, T. T. U.; D’AQUINO, T. (Org.). O ensino noturno da UNESP. São Paulo: UNESP/ Pró-Reitoria de Graduação, 1996.

BIGGS, J. Calidad de aprendizaje universitario. Madrid: Narcea S. A. de Ediciones, 2005.

BRAGA, M. M.; MIRANDA-PINTO, C. O. B. de; CARDEAL, Z. de L. Perfil sócio-econômico dos alunos, repetência e evasão no curso de química da UFMG. Revista Química Nova, SBQ, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 438-444, 1997.

CORRÊA, A. K.; SOUZA, M. C. B. de M. e; SANTOS, R. A. dos; CLAPIS, M. J.; GRANVILE, N. C. Perfil de estudantes ingressantes em licenciatura: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem, Ribeirão Preto, USP, v. 45, n. 4, 2011.

EVOLUÇÃO do salário mínimo. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C 812D2E7318C8012F2747672B6449/EVOLEISM2011.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2012.

EZCURRA, A. M. Os estudantes recém-ingressados: democratização e responsabilidade das instituições universitárias. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. p. 91-127.

KRASILCHIK, M. Docência no Ensino Superior: tensões e mudanças. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel. (Org.). Pedagogia universitária. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. p. 231-240.

McKENZIE, K.; SCHWEITZER, R. D. Who succeeds at university? Factors predicting academic performance in first year Australian university students. Higher Education Research & Development, Brisbane, 20, p. 21-33, 2001. Disponível em: <http://eprints.qut.edu.au/56040/1/56040.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2013.

SAMPAIO, B. et al. Desempenho no vestibular, background familiar e evasão: evidências da UFPE. Economia Aplicada, São Paulo, USP, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 287-309, jun. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/1068>. Acesso em: 17 dez. 2013.

SCHWARTZMAN, S.; CASTRO, M. H. M. Carreiras universitárias na USP. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), São Paulo: NUPES, 1992. (Documento de Trabalho)

SETTON, M. da G. J. A divisão interna do campo universitário: uma tentativa de classificação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, INEP, Brasília, DF, v. 80, n. 196, p. 451-471, set./dez. 1999.

TINTO, V. Research and practice of student retentio: what next? Journal of College Student Retention, Bedford, NH-USA, v. 8, n. 1, p. 1-19, 2006.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

ISHII, I.; KRASILCHIK, M.; LEITE, R. C. Diversidade de alunos: o caso da USP. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 681–700, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.1896. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores