Diversidade de alunos: o caso da USP

Autores

  • Ione ISHII ioneishii@usp.br
    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Myriam KRASILCHIK mkrasilc@usp.br
    Faculdade de Educação da USP
  • Renan Cerqueira LEITE renan@fuvest.br
    Estatístico da Fuvest

DOI:

10.29286/rep.v23i54.1896

Palavras-chave:

Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares.

Resumo

A expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior.

 

Palavras-chave: Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares

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Biografia do Autor

Ione ISHII, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Mestre em Educação, área de concentração Ensino de Ciências e Matemática

Myriam KRASILCHIK, Faculdade de Educação da USP

Professora emérita da Faculdade de Educação da USP. Professora Doutora da Faculdade de Educação da USP. Tel.: (11) 3865-6424.

Renan Cerqueira LEITE, Estatístico da Fuvest

Bacharel em Estatística (IME-USP) e Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FIAP). Informações Profissionais: Estatístico da Fuvest. Endereço institucional: Tel.: (11) 99781-7345.

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Publicado

2014-09-01

Como Citar

ISHII, I.; KRASILCHIK, M.; LEITE, R. C. Diversidade de alunos: o caso da USP. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 681–700, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.1896. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores