Políticas públicas para formação de professores: entre conquistas, retrocessos e resistências

Autores

  • Denise Silva ARAÚJO denisearaujo17@gmail.com
  • Iria BRZEZINSKI iriaucg@yahoo.com.br
  • Helvécio Goulart Malta de SÁ helveciogms@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9912


Palavras-chave:

Políticas educacionais, Formação e valorização docente, Movimentos de luta e resistência

Resumo

Artigo resultante de pesquisa de cunho teórico e documental, no qual se analisam conquistas e retrocessos no campo das políticas públicas para formação de professores no tempo presente, no Brasil. Objetiva-se apontar agendas necessárias para o movimento de resistência aos retrocessos, anunciar possibilidades de avanços e desafios a enfrentar. Para tanto, adota-se a orientação do materialismo histórico dialético, que permite apreender e revelar as contradições da realidade concreta. Na atual conjuntura de graves ataques à garantia do direito constitucional à educação pública estatal de qualidade social e às políticas de formação docente, é indispensável a resistência ativa e propositiva.

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Biografia do Autor

  • Denise Silva ARAÚJO
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás . Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Iria BRZEZINSKI
    Doutorado em Administração Educacional e Economia da Educação pela Universidade de São Paulo. Professora titular da PUC Goiás. (PUC Goiás).
  • Helvécio Goulart Malta de SÁ
    Mestre em Educação.  ITEGOSS.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

Políticas públicas para formação de professores: entre conquistas, retrocessos e resistências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.9912. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9912. Acesso em: 2 abr. 2025.