CORPO E ARTE-PERFORMANCE NA ESCOLA BÁSICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.9906

Palavras-chave:

Corpo. Arte-performance. Escola Básica

Resumo

Este artigo discute o conceito de corpo e arte-performance enfatizando as experimentações realizadas na escola básica. Dialoga com GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) na perspectiva da arte-performance e seus desdobramentos para o campo da educação. Faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção com ênfase no acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual como destaca DELEUZE e GUATTARI (1997). Os resultados permitem pensar o conceito de corpo como signo e a performance enquanto arte experimental híbrida e anárquica que anuncia heterotopias inventivas e provoca transformações nas práticas pedagógicas de professores da escola básica.

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Biografia do Autor

José Valdinei Albuquerque MIRANDA, Universidade Federal do Pará (UFPA). Programa de Poá-Graduação em educação (PPGEDUC/UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Campus Universitário do Tocantins/Cametá (UFPA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do CUNTINS (PPGEDUC/UFPA).

Carla Alice FAIAL, Programa de Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará PPGEDUC/UFPA. Professora de Língua Portuguesa e Artes da Rede Pública Municipal de Ensino

Mestra em Educação e Cultura do Curso de Mestrado em Educação e Cultura- UFPA/2017-Especialista em Linguagem e Educação - UFPA (2008-2009). Graduada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa - UFPA (2000-2004). Licenciada Plena em Teatro (PARFOR/UFPA 2019). Preceptora do Programa Residência Pedagógica em Língua Portuguesa - UFPA/ Campus Universitário do Tocantins de Cametá(2018-2020).

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

MIRANDA, J. V. A.; FAIAL, C. A. CORPO E ARTE-PERFORMANCE NA ESCOLA BÁSICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–20, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9906. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9906. Acesso em: 5 nov. 2024.