A construção de saberes de professoras de Ciências ouvintes em uma escola para alunos surdos

Autores

  • Danielle Macedo da FONSECA danimfonseca@yahoo.com.br
    INES
  • Ana Cléa Moreira AYRES ayres.ana61@gmail.com
    UERJ
  • Anelice Astrid RIBETTO anelatina@gmail.com
    UERJ

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.9717

Palavras-chave:

Saberes docentes, educação de surdos, ensino de Biologia

Resumo

Este artigo analisa saberes docentes de professoras ouvintes que ensinam Ciências e Biologia no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Apoia-se no entendimento da surdez, para além da falta de audição, como um traço cultural e na perspectiva dos saberes docentes que se constituem no cotidiano de trabalho do professor. Estruturou-se a partir da análise de entrevistas com professoras do INES, nas quais identificamos elementos que caracterizam o ensino dessas disciplinas para o público surdo e concluímos que os saberes das professoras foram produzidos em íntima relação com seus alunos, seus colegas e com aspectos da cultura escolar.

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Biografia do Autor

Danielle Macedo da FONSECA, INES

Professora de Ciências e Biologia do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Ana Cléa Moreira AYRES, UERJ

Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Anelice Astrid RIBETTO, UERJ

Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Referências

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Publicado

2020-12-01 — Atualizado em 2020-11-30

Versões

Como Citar

MACEDO DA FONSECA, D.; MOREIRA AYRES, A. C.; ASTRID RIBETTO, A. A construção de saberes de professoras de Ciências ouvintes em uma escola para alunos surdos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–17, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.9717. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9717. Acesso em: 28 mar. 2024.