ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.9536

Palavras-chave:

Prova Brasil. Avaliação institucional. Qualidade do ensino fundamental.

Resumo

As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Carla Daniela Ramos da CRUZ, Puc Campinas

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Mônica Piccione Gomes RIOS, Puc Campinas

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2021-05-17

Como Citar

CRUZ, C. D. R. da .; RIOS, M. P. G. . ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–17, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9536. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536. Acesso em: 5 nov. 2024.