O mito na aprendizagem: outra maneira de ensinar

Autores

  • Adriana WERNECK-REGINA dridriwr@gmail.com
    Universidade Federal do Mato Grosso
  • Michèle SATO michelesato@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v23i54.947

Palavras-chave:

Panará. Mito. Aprendizagem. Natureza.

Resumo

Panará elucidando a sua dimensão pedagógica na formação de ideias, valores e sentimentos ligados à natureza. Apreende-se a percepção de que os humanos e não-humanos partilham a condição de sujeito, diferente do antropocentrismo impresso na cosmologia das sociedades industriais. Sob a fenomenologia de Merleau-Ponty e o interpretativismo de Clifford Geertz é revelado como o mito ensina significados que são incorporados na relação com o mundo, configurando uma diferente epistemologia. Panará é um povo indígena do tronco linguístico Jê, habitante da Terra Indígena Panará, em Guarantã do Norte (MT) e Altamira (PA).

 

Palavras-chave: Panará. Mito. Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adriana WERNECK-REGINA, Universidade Federal do Mato Grosso

Mestrado em Educação pelaUniversidade Federal de Mato Grosso. Atuação profissional: educadora e indigenista. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo - USP. Especialização em Indigenismo pela OPAN\Universidade Positivo.

Michèle SATO, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Doutora dos programas de Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte.

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Publicado

2014-03-25

Como Citar

WERNECK-REGINA, A.; SATO, M. O mito na aprendizagem: outra maneira de ensinar. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 833–851, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.947. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/947. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Educação, Tempo e Território