ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.9463

Palavras-chave:

Educação e sustentabilidade, Educação ambiental, Espaços educadores sustentáveis

Resumo

O artigo retrata processos educativos evidenciados na Pousada Vitória e Gaia Village (ambos em SC/Brasil) e NaturGut Ophoven (Alemanha), visando à constituição de Espaços Educadores Sustentáveis. A pesquisa qualitativa, pautada na Fenomenologia da Percepção, envolveu entrevistas junto às coordenadoras, observação participante, estudo dos registros de campo e dos documentos. Dentre os processos, emergem: vivências em museu interativo, espaços de convivência e ao ar livre; estimular atividades na agricultura orgânica, manejo sustentável; bioconstrução; inclusão de pessoas de diferentes situações econômicas, nacionalidades e culturas. Vislumbramos a imersão em uma Educação Ambiental que abrigue a dimensão afetiva e transcendental do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Machado OLIVEIRA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UNISUL). Professora de Biologia da Escola de Educação Básica Prefeito Luiz Carlos Luiz - Garopaba - Santa Catarina.

Fatima Elizabeti MARCOMIN, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental (AnPAP-EA/PPGE/UNISUL) e professora no curso de Ciências Biológicas (UNISUL). Tubarão - Santa Catarina - Brasil.

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE-Unisul). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental (AnPAP-EA/PPGE/UNISUL) e professora no curso de Ciências Biológicas (UNISUL).  Tubarão - Santa Catarina - Brasil.

 








Referências

ACOLHIDA DA COLÔNIA. Disponível em: acolhida.com.br/propriedades/encostas-da- serra-geral/santa-rosa-de-lima/pousada-vitoria-ou-pousada-da-dida. Acesso em: 22 out. 2015.

BRANDÃO, C. R. As Flores de Abril: movimentos sociais e educação ambiental. Campinas: Autores Associados, 2005.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC, 2012.

______. Posicionamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva Acerca dos Agrotóxicos. 2020. Disponível em:

https://www.inca.gov.br/publicacoes/notas-tecnicas/posicionamento-do-inca-acerca-dos-agrotoxicos. Acesso em: 13 out. 2021.

______. Diário Oficial traz Publicação de Defensivos Agrícolas com Genéricos e Produtos mais Modernos. 2019. Disponível em:

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/diario-oficial-traz-publicacao-de-defensivos-agricolas-com-genericos-e-produtos-mais-modernos Acesso em: 13 out. 2021.

______. Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em:

http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/deds/pdfs/sumexec_eds.pdf. Acesso em: 29 out. 2016.

______. Plano Nacional sobre Mudança do Clima. Brasília, Governo Federal, 2008.

______. Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7083.htm. Acesso em: 13 out. 2021.

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

COLAIZZI, P. F. Psychological Research as the Phenomenologist Views It. In: VALLE, R. S.; KING, M. Existential Phenomenological Alternatives for Psychology. New York: Oxford University Press, 1978. p. 48 – 71.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

GAIA VILLAGE. Projeto Ambiental Gaia Village. Disponível em: http://www.gaia.org.br/. Acesso em: 23 nov. 2015.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. A Natureza. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MOREIRA, D. A. O Método Fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

NATURGUT OPHOVEN. NaturGut Ophoven – das pädagogische Programm. Leverkusen: NaturGut Ophoven. Abr. 2014.

______. Disponível em: www.naturgut-ophoven.de. Acesso em: 12 jun. 2015.

PEREIRA, V. Ecologia Cosmocena: a redefinição do espaço humano no cosmos. Juiz de Fora, MG: Garcia Edizioni, 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA; FUNDAÇÃO GAIA; GAIA VILLAGE. 13ª Edição do Programa de Sensibilização e Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger: escola amiga do ambiente. Garopaba: Prefeitura Municipal de Garopaba, Fundação Gaia e Projeto Gaia Village, 2014.

SANDERS, P. Phenomenology: a new way of viewing organizational research. Academy of Management Review, v. 7, n. 3, p. 353 - 60. 1982.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: RiMa, 2004.

______. Clusters da Educação Ambiental: do eu isolado ao nós coletivo. In: SATO, Michele et al. Escola, Comunidade e Educação Ambiental: reinventando sonhos, construindo esperanças. Cuiabá: Print, 2013. p. 15-29.

SATO, M; SILVA, R.; JABER, M. Educação Ambiental: tessituras e esperanças. Cuiabá: Editora Sustentável, EdUFMT, 2018.

SAUVÉ, L.; ORELLANA, I. l. La Formación continua de profesores en educación ambiental: la propuesta de EDEMAZ. In: SANTOS, J. E. dos; SATO, M. (Org.). A Contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora. 3. ed. São Carlos: RiMa, 2006. p. 273-287.

SILVA, F. D. Histórico, Classificação e Análise de Centros de Educação Ambiental no Brasil. 2004. 194 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais – conservação de ecossistemas florestais). ESALQ/USP Piracicaba, 2004.

TRAJBER, R.; CZAPSKI, S. Macrocampo Educação Ambiental – Mais Educação: a educação integral em escolas sustentáveis (versão preliminar). MEC. 2010. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8213- educacao-ambiental-final-versao-preliminar-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 set. 2015.

TRAJBER, R.; SATO, M. Escolas Sustentáveis: incubadoras de transformação nas comunidades. REMEA Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. especial. set. 2010. Disponível em: http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3396/2054. Acesso em: 29 ago. 2015.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

MACHADO OLIVEIRA, C. .; MARCOMIN, F. E. . ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–21, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9463. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463. Acesso em: 5 nov. 2024.