ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.9463

Palavras-chave:

Educação e sustentabilidade, Educação ambiental, Espaços educadores sustentáveis

Resumo

O artigo retrata processos educativos evidenciados na Pousada Vitória e Gaia Village (ambos em SC/Brasil) e NaturGut Ophoven (Alemanha), visando à constituição de Espaços Educadores Sustentáveis. A pesquisa qualitativa, pautada na Fenomenologia da Percepção, envolveu entrevistas junto às coordenadoras, observação participante, estudo dos registros de campo e dos documentos. Dentre os processos, emergem: vivências em museu interativo, espaços de convivência e ao ar livre; estimular atividades na agricultura orgânica, manejo sustentável; bioconstrução; inclusão de pessoas de diferentes situações econômicas, nacionalidades e culturas. Vislumbramos a imersão em uma Educação Ambiental que abrigue a dimensão afetiva e transcendental do ser humano.

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Biografia do Autor

Cristina Machado OLIVEIRA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UNISUL). Professora de Biologia da Escola de Educação Básica Prefeito Luiz Carlos Luiz - Garopaba - Santa Catarina.

Fatima Elizabeti MARCOMIN, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental (AnPAP-EA/PPGE/UNISUL) e professora no curso de Ciências Biológicas (UNISUL). Tubarão - Santa Catarina - Brasil.

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE-Unisul). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental (AnPAP-EA/PPGE/UNISUL) e professora no curso de Ciências Biológicas (UNISUL).  Tubarão - Santa Catarina - Brasil.

 








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Publicado

2021-12-28

Como Citar

MACHADO OLIVEIRA, C. .; MARCOMIN, F. E. . ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–21, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9463. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463. Acesso em: 1 maio. 2024.