Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.9329

Palavras-chave:

História da Educação, Educação Patrimonial, Cultura Escolar, Cultura Material

Resumo

O texto, dividido em duas partes, debruça-se sobre os desafios da relação entre arquivos e educação. Inicialmente, traça um panorama historiográfico em educação de modo a evidenciar as formas como o campo da história da educação no Brasil aproximou-se das discussões sobre memória, patrimônio e cultura escolar, com atenção à materialidade das práticas escolares e a uma educação da sensibilidade. Na sequência, discorre sobre as práticas de arquivo em educação, a partir de quatro eixos: arquivos e cultura material; relação entre lúdico e rotina; conciliação entre parte e todo; e vontade de memória. A título de considerações finais, interroga-se sobre os riscos do “presentismo” que invade a cultura contemporânea.

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Biografia do Autor

Diana Gonçalves VIDAL, Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação e Instituto de Estudo Brasileiros)

Professora de História da Educação na Faculdade de Educação (USP), diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), Pesquisadora 1B do CNPq, líder do Projeto Temático Saberes e Práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), processo nr. 2018/26699-4, e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE).

André Luiz PAULILO, UNICAMP (Faculdade de Educa e Centro de Memória)

Professor de História da Educação da Faculdade de Educação (Unicamp), Diretor do Centro de Memória-Unicamp, Pesquisador 2 do CNPq e editor associado da Revista Pró-Posições.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

VIDAL, D. G.; PAULILO, A. L. Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.9329. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329. Acesso em: 5 nov. 2024.