Aprendizagem e prática pedagógica: processos formativos com docentes do sul do Brasil

Autores

  • Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de SOUZA Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Romano de Souza BRIDI Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.9281

Palavras-chave:

Aprendizagem. Práticas Pedagógicas. Ação Formativa. Escuta Sensível.

Resumo

Este trabalho analisa como um grupo docente concebe a aprendizagem e de que maneira as concepções repercutem nas práticas pedagógicas. O referido estudo envolveu uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação crítica-colaborativa, apoiando-se nas possibilidades da escuta sensível. A investigação emerge do contexto escolar com professores de uma Escola de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de um município do Sul do Brasil. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa compartilham de uma concepção de aprendizagem, baseada na interação e compreendem o conhecimento como um fenômeno contínuo ao longo da vida.

Biografia do Autor

Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de SOUZA, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Pedagoga da Rede Municipal de Santa Maria - RS. Especialista em  Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional - UFN Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão - UFSM Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional  - Mestrado Profissional - UFSM

Fabiane Romano de Souza BRIDI, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2000). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2001) e Especialização em Psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2002). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2011). Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução por Lucie Didio. 3. ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192> Acesso em: 08 jun. 2018.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

JESUS, Denise Meyrelles de. O que nos impulsiona a pensar a Pesquisa-ação colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas mais inclusivas? In: BAPTISTA, Claudio R.; CAIADO, Katia R. M.; JESUS, Denise M. (Orgs.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008. p. 139-159.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em Defesa da Escola: uma questão pública. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

______.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MEIRIEU, Philippe. Aprender...sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

______. A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso. A institucionalização invisível: crianças que não-aprendem-na-escola. Campinas: FAPESP; Mercado de Letras, 2001.

______.; COLLARES, Cecília Azevedo Lima. Produção do fracasso escolar e medicalização da infância e da escola. In: VASQUES, Carla K.; MOSCHEN, Simone Z. (Orgs.). Psicanálise, educação especial e formação de professores: construções em rasuras. Porto Alegre: Evangraf, 2015. p. 61-103.

PELLANDA, Nize M. C. Maturana & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PENNAC, Daniel. Diário de escola. Tradução por Leny Werneck. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

VASCONCELLOS, Maria J. E. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Ed. Papirus, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-17 — Atualizado em 2020-11-17

Versões

Como Citar

Caxambú da Rosa de SOUZA, C. M., & Romano de Souza BRIDI, F. (2020). Aprendizagem e prática pedagógica: processos formativos com docentes do sul do Brasil. Revista De Educação Pública, 29(jan/dez), 1-18. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9281