A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil

Autores

  • Daniela Barros Silva Freire ANDRADE freire.d02@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v22i49/1.920

Palavras-chave:

Representações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.

Resumo

Orientado pela Teoria das representações sociais este estudo identificou significados sobre criança e representações identitárias da docência. Privilegiou análise dos significados atribuídos à criança, segundo 252 estudantes primeiroanistas do curso de Pedagogia de três universidades brasileiras. Os dados analisados se referem às associações de palavras para o termo criança (software EVOC) e análise de conteúdo em articulação com as questões abertas, submetidas a análise lexical. Os dados revelam a criança pequena e inocente cuja expressividade lúdica se articula à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo. Criança foi associada ao não-familiar e a possível ameaça identitária, aquilo que escapa e que deve ser modelada.

Palavras-chave: Representações Sociais e Identitárias. Infância. Educação Infantil.

Abstract

Guided by the Theory of Social Representations this study has identified meanings about child and identity representations of teaching. It has favored analysis of meanings assigned to the child, according to 252 first grade students of Pedagogy course of three brazilian universities. The analysed data refer to the associations of words to the termination child (software EVOC) and the analysis of content articulated with the open questions, submitted to lexical analysis. The data reveal the small and naif child whose ludical expressivity articulates to the learning and cognitive development. Child was associated to non-familiar and to possible identity threat, the one that escapes and has to be modeled.

Keywords: Social and Identity Representations. Childhood. Early Childhood Education.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Barros Silva Freire ANDRADE, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação: Psicologia da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMT.
Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). Av. Fernando Correa, 2.367, sala
40b. Boa Esperança, Cuiabá/MT- CEP: 78060-900. Tel.: (65) 3615-8448.

Referências

CASTORINA, J. A.; KAPLAN, C. V. Las representaciones sociales:

problemas teóricos y desafíos educativos. In: CASTORINA, J. A. (Org.). Representaciones sociales: problemas teóricos y conocimientos infantiles. Barcelona: Gedisa, 2003.

CHOMBART DE LAUWE, M. J. Um outro mundo: a infância. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.

DESCHAMPS, J. C.; MOLINER, P. A identidade em Psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Tradução de Lucia M. Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis: Vozes, 2003.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

WORDSWORTH, W. Poesia selecionada. Tradução de Paulo Vizioli. São Paulo: Mandacaru, 1988.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e Criação na infância. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

ANDRADE, D. B. S. F. A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre professor da educação infantil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 361–377, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/1.920. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/920. Acesso em: 26 nov. 2024.