Profissionalismo na educação infantil: perspectivas internacionais

Autores

DOI:

10.29286/rep.v22i49/1.919

Palavras-chave:

Profissionalismo. Educação Infantil. Professor de Educação Infantil. Formação Inicial.

Resumo

Profissionalismo em educação infantil é um tema que tem ganhado espaço crescente na pesquisa e na agenda política. Este artigo apresenta o trabalho de alguns grupos que vêm se dedicando a investigar o tema no plano internacional a partir de diversas perspectivas. Buscou-se identificar seus principais focos de interesse, metodologias empregadas, conceituações, proposições e respectivas publicações. Além de ampliar nossas referências teóricas e metodológicas, a difusão dessas informações pode fortalecer as iniciativas que se voltam a defender o reconhecimento de uma profissão que guarda suas especificidades, mas cujos contornos nem sempre são visíveis, reconhecidos e valorizados.

Palavras-chave: Profissionalismo. Educação infantil. Professor de educação infantil. Formação inicial.

Abstract

Professionalism in early childhood education is a topic that has gained increasing space on research and political agenda. This article presents the work of some groups that have been dedicated to investigate the issue internationally from various perspectives. It searched to identify their main focus of interest, methodologies, concepts, propositions and publications. In addition to expanding our theoretical and methodological references, dissemination of such information may strengthen initiatives that focus on supporting the recognition of a profession that keeps its specificities, but whose contours are not always visible, recognized and valued.

Keywords: Professionalism. Early childhood education. Early childhood education teacher. Initial training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenira HADDAD, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela FEUSP, Pós-doutorado em Psicologia Social, pela Universidade de Provence,
Mestre em Psicologia Escolar pelo IPUSP. Professora adjunta do Centro de Educação da UFAL. Grupo de
Pesquisa: Educação Infantil e Desenvolvimento Humano. Apoio financeiro: CNPq. Universidade Federal
de Alagoas. Campus A. C. Simões. Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins, CEP 57072-970
Maceió, Alagoas. (82) 3214-1191 / 1620.

Referências

BODDY, J.; CAMERON, C.; MOSS, P. Care Work: present and future. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2006.

CAMERON, C.; MOSS, P. Care Work in Europe. Current understandings and future directions. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2007.

CABLE, C.; MILLER, L. Looking to the future. In: MILLER, Linda; CABLE, Carrie. Professionalism in the Early Years. Londres: Hodder Education, 2008.

p. 167-177.

DAHLBERG, G.; MOSS, P. Ethics and Politics in Early Childhood

Education. London: Routledge Falmer, 2005.

DALLI, C.; URBAN, M. Professionalism in early childhood education and

care: international perspectives. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2008/2010.

______. Professionalism in early childhood education and care. European Early

Childhood Education Research Journal, Londres, v. 16, n. 2, 2008.

HADDAD, L. A questão do profissionalismo na educação infantil: um olhar

sobre o debate no plano internacional. In: LEITE, Y. U. F. et al. (Org.). Políticas

de formação inicial e continuada de professores. Araraquara: Junqueira &

Marin, 2012. p. 142 - 155.

______. A trajetória da educação infantil em quatro ciclos. In: XAVIER, Maria

Elizabete S. P. (Org.). Questões de Educação Escolar. Campinas: Alínea,

p. 119-136.

HADDAD, L.; CORDEIRO, M. H. Representações sociais de estudantes de

pedagogia sobre o trabalho do(a) professor(a) de educação infantil: a pesquisa,

desafios teórico-metodológicos e instrumentos utilizados. In: Seminário de

Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: políticas e

desafios na produção da pesquisa, 3.,2012, Anais... Aracaju (SE).

HADDAD, L.; CORDEIRO, M; ANDRADE, D. Sentidos e significados de

ser professor(a) de educação infantil: questões teóricas e metodológicas na

perspectiva da teoria das representações sociais. No prelo.

HANSEN, H. K.; JENSEN, J. J. A Study of Understandings in Care and

Pedagogical Practice: experiences using the Sophos Model in cross national

studies. Londres, 2004. Disponível em: <http://www.tcru.ioe.ac.uk/uk/reports/

wp10consolidatedreportsummary UK.PDF>. Acesso em: 10 abr. 2013.

JENSEN, J. J. Understandings of Danish Pedagogical Practice. In: CAMERON,

C.; MOSS, P. Social Pedagogy and Working with Children and Young People.

Londres; Filadelfia: Jessica Kingsley, 2011. p. 141-157.

______. Compreensões da prática em centros de educação infantil na Dinamarca,

Inglaterra e Hungria. In: SOUZA NETO, João Clemente de; NASCIMENTO, Maria

Letícia B. P.; SAETA, Beatriz Regina P. (Org.). Infância: violência, instituições e políticas

públicas. v. 2. São Paulo: Expressão e Arte, 2007. p. 97-107.

MILLER, L.; DALLI, C.; URBAN, M. (Org.). Early Childhood Grows Up:

Towards a Critical Ecology of the Profession. Londres; Nova Iorque: Spring, 2012.

(International Perspectives on Early Childhood Education and Development, 6).

OBERHUEMER, P. The early childhood education workforce in Europe:

Between divergences and emergencies? International Journal of Child Care and

Education Policy, Toronto, v. 1, n. 5, p. 55-63, 2011.

OBERHUEMER, P.; SCHREYER, I.; NEUMAN, M. Professionals in Early

Childhood Eduaction and Care Systems: European Profiles and Perspectives.

Barbaa Budrich Publishers, 2010.

OCDE. The Organisation for Economic Co-operation and Development.

Starting Strong, Early Childhood Education and Care. Paris: OCDE, 2001.

______. The Organisation for Economic Co-operation and Development.

Starting Strong II, Early Childhood Education and Care. Paris: OCDE, 2006.

ONGARI, B.; MOLINA, P. A educadora de creche: construindo suas

identidades. São Paulo: Cortez, 2003.

PEETERS, J. The construction of a new profession: a European perspective

on professionalism in Early Childhood Education and Care. Amsterdam, SWP

Publishing, 2008.

SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade.

In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. (Org.). Crianças e miúdos:

perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34.

TOBIN, J. J.; WU, D. Y. H.; DAVIDSON, D. H. Preschool in Three Cultures.

New Haven and London: Yale University Press, 1989.

URBAN, M. Dealing with uncertainty: challenges and possibilities for the

early childhood profession. European Early Childhood Education Research

Journal, Londres, v. 2, n. 16, 135-152, 2008.

URBAN, M. et al. CoRe. Competence requirements in Early Childhood

Education and Care Final report to the European Commission, University of

East London and University of Ghent, 2011a.

URBAN, M. et al. CoRe. Competence requirements in Early Childhood

Education and Care, Research documents commissioned by the European

Commission, University of East London and University of Ghent, 2011b.

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

HADDAD, L. Profissionalismo na educação infantil: perspectivas internacionais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 341–359, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/1.919. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/919. Acesso em: 27 abr. 2024.