Profissionalismo na educação infantil: perspectivas internacionais
DOI:
10.29286/rep.v22i49/1.919Palavras-chave:
Profissionalismo. Educação Infantil. Professor de Educação Infantil. Formação Inicial.Resumo
Profissionalismo em educação infantil é um tema que tem ganhado espaço crescente na pesquisa e na agenda política. Este artigo apresenta o trabalho de alguns grupos que vêm se dedicando a investigar o tema no plano internacional a partir de diversas perspectivas. Buscou-se identificar seus principais focos de interesse, metodologias empregadas, conceituações, proposições e respectivas publicações. Além de ampliar nossas referências teóricas e metodológicas, a difusão dessas informações pode fortalecer as iniciativas que se voltam a defender o reconhecimento de uma profissão que guarda suas especificidades, mas cujos contornos nem sempre são visíveis, reconhecidos e valorizados.
Palavras-chave: Profissionalismo. Educação infantil. Professor de educação infantil. Formação inicial.
Abstract
Professionalism in early childhood education is a topic that has gained increasing space on research and political agenda. This article presents the work of some groups that have been dedicated to investigate the issue internationally from various perspectives. It searched to identify their main focus of interest, methodologies, concepts, propositions and publications. In addition to expanding our theoretical and methodological references, dissemination of such information may strengthen initiatives that focus on supporting the recognition of a profession that keeps its specificities, but whose contours are not always visible, recognized and valued.
Keywords: Professionalism. Early childhood education. Early childhood education teacher. Initial training.
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