Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização
DOI:
10.29286/rep.v22i49/1.918Palavras-chave:
Educação Infantil. Disciplinarização. Cartografia.Resumo
Resumo Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari.
Palavras-chave: Educação infantil. Disciplinarização. Cartografia.
Abstract
Children Education is the time-space presented in this text. The movement of three-year- -old children that inhabit it has been problematized in the analysis of both cartographies of desire and the processes of disciplinarization of bodies and souls. The paper presents the result of some actions selected from the research Between Time-Spaces in Children Education: chronos and áion/routine and rhythm, which was conducted in public children education schools in Caceres-MT in 2011 and 2012. The main interlocutors of this research are Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari.
Keywords: Children education. Disciplinarization. Cartography
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