Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização

Autores

  • Maritza Maciel Castrillon MALDONADO maritzacmaldonado@gmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT,

DOI:

10.29286/rep.v22i49/1.918

Palavras-chave:

Educação Infantil. Disciplinarização. Cartografia.

Resumo

Resumo Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari.

Palavras-chave: Educação infantil. Disciplinarização. Cartografia.

 

Abstract

Children Education is the time-space presented in this text. The movement of three-year- -old children that inhabit it has been problematized in the analysis of both cartographies of desire and the processes of disciplinarization of bodies and souls. The paper presents the result of some actions selected from the research Between Time-Spaces in Children Education: chronos and áion/routine and rhythm, which was conducted in public children education schools in Caceres-MT in 2011 and 2012. The main interlocutors of this research are Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari.

Keywords: Children education. Disciplinarization. Cartography

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maritza Maciel Castrillon MALDONADO, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT,

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Concluiu estágio sanduíche na Universidade
Complutense de Madrid, Espanha. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT,
atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Pedagogia. Suas pesquisas têm privilegiado
a área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, estudos culturais e educação, processo de
subjetivação, criança ribeirinha, currículo e cotidiano. Av. Tancredo Neves, 1095, Cavalhada. CEP: 78200-000,
Cáceres-MT Tel.: (65) 3221-0505. E-mail:

Referências

ALBUQUERQUE, Guilhon. A especificidade de ação do psicólogo. In: CONGRESSO DE PSICOLOGIA 1 (CONPSIC), 1988, São Paulo. Anais... São Paulo, 1988.

BARROS, Manoel. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1996.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

______. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. – São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs - Capitalismo e

Esquizofrenia. v. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

______. Aula 11 (17 de março de 1976). In: ______. Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-1082). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

VARELA, Júlia; ALVAREZ-URÍA, Fernando. A maquinaria escolar. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 6, 1992.

VEIGA-NETO, Alfredo. Conexões... In: OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (Org.). Confluências e Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1998.

______. A Ordem das Disciplinas. Tese (Doutorado em Educação)- Programa de Pós- Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRS, Porto Alegre, 1996.

______. Michel Foucault e Educação: há algo de novo sob o sol? In: ______. Crítica Pós-Estruturalista e Educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. p. 9-56.

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

MALDONADO, M. M. C. Educação infantil: cenário de cartografias do desejo e processo de disciplinarização. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 327–340, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/1.918. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/918. Acesso em: 2 maio. 2024.