Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção

Autores

  • Ana Rosa Costa Picanço MOREIRA anarosamaio@uol.com.br
    Universidade Federal de Juiz de Fora. http://www.ufjf.br

DOI:

10.29286/rep.v22i49/1.917

Palavras-chave:

Organização espacial. Bebês. Creche. Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a organização espacial de berçários de creche a partir dos significados que os educadores atribuem ao espaço. Trata-se de um estudo de caso/ intervenção realizado numa creche institucional do município do Rio de Janeiro. Parte da perspectiva histórico-cultural e interdisciplinar do espaço concebendo-o como elemento pedagógico, relacional, simbólico e histórico. Participaram do estudo 8 educadores e 24 bebês que frequentavam o Berçári o I. Foram analisadas fotos dos arranjos espaciais, sessões reflexivas com os educadores e observações realizadas ao longo de 2008. Os resultados indicam que as intervenções feitas através de ações colaborativas de reflexão propiciaram mudanças significativas no modo de organização desse ambiente.

Palavras-chave: Organização Espacial. Bebês. Creche. Prática Pedagógica.

Abstract

This article aims to discuss the spatial organization of day-care nurseries based in the meaning of space created by the educators. This is a case study/intervention conducted in the city of Rio de Janeiro. We start with a cultural-historical and interdisciplinary understanding of space conceiving it as an educational, relational, historical and symbolic. The study included eight educators and 24 babies. We analyzed photos of spatial arrangements, reflective sessions with educators and observations made during 2008. The results indicate that interventions, through collaborative actions with the educators, produced significant changes in the mode of organization that room.

Keywords: Spatial Organization. Babies. Daycare Center. Pedagogical Practice.

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Biografia do Autor

Ana Rosa Costa Picanço MOREIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Graduada em Psicologia (UFF), mestra em Psicologia Social (UGF) e doutora em Educação (UERJ).
Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem,
Educação, Formação de Professores e Infância (LEFoPI) e Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Pesquisadora na área de Educação Infantil. Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Universitário, Faculdade de Educação. Bairro Martelos. Juiz de Fora. CEP: 36036-330.Tel.: 2102-3655. E-mail: Apoio FAPERJ.

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Publicado

2013-07-03

Como Citar

MOREIRA, A. R. C. P. Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 305–325, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/1.917. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/917. Acesso em: 2 maio. 2024.