A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural

Autores

  • Ariane Franco Lopes da SILVA arianefls@yahoo.com.br
    Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed - Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente).

DOI:

10.29286/rep.v22i49/1.914

Palavras-chave:

Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação

Resumo

Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.

Palavras-chave: Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação.

Abstract

The aim of this work is to understand how a language for human movement develops. Participated in the experiment 103 children aged seven and ten from Brazil and England. For one of the subjects, the task was to cross a series of obstacles while blindfolded, following the instructions of a partner on the movements to be performed during the crossing. The results show that there were significant differences between children aged seven and ten, and between children of the same age but from different education systems in Brazil. However, few differences were found between Brazilian and English children.

Keywords: Description of Movement. Development. Culture. Interaction.

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Biografia do Autor

Ariane Franco Lopes da SILVA, Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed - Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente).

Doutorado em Educação: Psicologia da Educação - Universityof Cambridge (2000) e Pós Doutorado na
PUC/SP no programa de Educação: Psicologia da Educação. Formada em dança pela Escola de Bailado
do Teatro Municipal de São Paulo, cursou o Central School of Ballet em Londres como bolsista do
Conselho Britânico e possui os certificados da Royal Academy of Dancing. É pesquisadora associada ao
Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed -
Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente). Rua Pirandello, 45, São Paulo, SP, 04623-000.

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Publicado

2013-07-03

Como Citar

SILVA, A. F. L. da. A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 265–281, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/1.914. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914. Acesso em: 8 nov. 2024.