Recém-chegadas e estranhas: as crianças e o mundo comum na obra de Hannah Arendt
DOI:
10.29286/rep.v22i49/1.912Palavras-chave:
Filosofia da Educação. Hannah Arendt. Mundo Público. Criança.Resumo
O presente artigo aborda a concepção de educação da filósofa Hannah Arendt, discutindo dois elementos-chave de sua compreensão: a relevância do mundo público e a criança enquanto recém-chegada nele. Analisa-se o lugar que as crianças ocupam no mundo, enfocando três aspectos: elas são ainda estrangeiras nesse espaço cujas linguagens não falam; em segundo lugar, são inocentes, isto é, ainda incapazes de deliberar sobre os rumos do mundo público; e, finalmente, são novas no mundo e, ao mesmo tempo, uma novidade para ele. Por fim, indaga-se sobre possíveis contribuições da educação para que as crianças possam fazer desse lugar, seu mundo.
Palavras-chave: Filosofia da educação. Hannah Arendt. Mundo público. Criança.
Abstract
This article approaches the concept of education of the philosopher Hannah Arendt, discussing two key elements of her understanding: the relevance of the public world and the child as a newcomer in it. The place that children occupy in the world is analyzed, focusing three aspects: they are still strangers in a world whose languages they do not speak; secondly, they are innocent, that is, still unable to decide on the course of the public world; and, finally, they are new in the world and, at the same time, new to this place. Lastly we ask about possible contributions of education so that children can make that place, their world.
Keywords: Philosophy of education. Hannah Arendt. Public world. Child.
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