Atuação, concepções e saberes de profissionais da Educação Infantil: um olhar sobre um processo de formação inicial em serviço

Autores

  • Taciana Mirna SAMBRANO tacianamirna@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Instituto de Educação Departamento de Ensino e Organização Escolar http://www.ufmt.br
  • Dioneia da Silva TRINDADE dioneia@ufmt.br
    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO -UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO http://www.ufmt.br
  • Vera Lúcia Fernandes Aragão TANUS veratanus@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso. Pedagoga atuante no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). Endereço profissional: Rua Luis Phillipe Pereira Leite S/N, Alvorada,Cuiabá/MT, CEP: 78025-200. Tel.:(65) 3615-7231. E-mail: <veratanus@gmail.com> http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v24i56.909

Palavras-chave:

Educação Infantil. Formação profissional. Programa Proinfantil.

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Proinfantil, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio deste recorte, identificar continuidades/descontinuidades nas práticas pedagógicas das profissionais a partir da participação no Programa. Os fundamentos teóricos das análises se pautam na legislação específica e literatura pertinente à formação de professores da Educação Infantil. A amostra abarcou 37 cursistas, contatados mediante questionário, observação das práticas pedagógicas e entrevistas. Os resultados indicam que o processo de formação vivenciado atingiu o objetivo de problematização da prática das profissionais possibilitando-lhes interlocução com a teoria e ressignificação dos papéis dos sujeitos envolvidos.

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Biografia do Autor

Taciana Mirna SAMBRANO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Instituto de Educação Departamento de Ensino e Organização Escolar

Doutora em Educação Escolar. Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367,Cuiabá/MT. CEP: 78060-900. Tel.: (65) 3615-6270. <tacianamirna@gmail.com>.

Dioneia da Silva TRINDADE, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO -UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pedagoga e especialista em Gestão daEducação Pública. Técnica nesta mesma Instituição. Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa,2.367, Cuiabá/MT. CEP: 78060-900. Tel.: (65) 3615-8466. E-mail: <dioneia@ufmt.br>.

Vera Lúcia Fernandes Aragão TANUS, Universidade Federal de Mato Grosso. Pedagoga atuante no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). Endereço profissional: Rua Luis Phillipe Pereira Leite S/N, Alvorada,Cuiabá/MT, CEP: 78025-200. Tel.:(65) 3615-7231. E-mail: <veratanus@gmail.com>

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pedagoga atuante no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). Endereço profissional: Rua Luis Phillipe Pereira Leite S/N, Alvorada,Cuiabá/MT, CEP: 78025-200. Tel.:(65) 3615-7231. E-mail: <veratanus@gmail.com>

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Publicado

2015-05-01

Como Citar

SAMBRANO, T. M.; TRINDADE, D. da S.; TANUS, V. L. F. A. Atuação, concepções e saberes de profissionais da Educação Infantil: um olhar sobre um processo de formação inicial em serviço. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 56, p. 429–442, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i56.909. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/909. Acesso em: 28 abr. 2024.