Aceleração de educandos com potencial superior: onde estão as barreiras?

Autores

  • Rosemeire de Araujo RANGNI rose.rangni@uol.com.br
    Un iversidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da COSTA piedade@ufscar.br
    UFSCar

DOI:

10.29286/rep.v23i54.907

Palavras-chave:

Educação Especial. Aceleração. Educandos com potencial superior. Sistema educacional.

Resumo

A aceleração para educandos com potencial superior não é vista como forma de atendimento de maneira satisfatória, condição essa apresentada pelos baixos índices de matrículas na rede escolar brasileira. Este artigo objetiva discutir sobre a aceleração dos educandos com potencial superior; destacando os viéses legal e administrativo, como também, a produção publicada em periódicos e bancos de dados. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e a documental. Os resultados mostram que há garantias legais para a aceleração, mas, os procedimentos administrativos dos sistemas escolares são entraves para que se efetive, bem como, a baixa produção de publicações acadêmicas.

 

Palavras-chave: Educação Especial. Aceleração. Educandos com Potencial Superior. Sistema Educacional.

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Biografia do Autor

Rosemeire de Araujo RANGNI, Un iversidade Federal de São Carlos

Graduada em Direito e Pedagogia, especialista em talentosos e bem dotados, mestre em Educação e doutora em Educação Especial. Professor Adjunto I, Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Maria da Piedade Resende da COSTA, UFSCar

Docente do Programa de Pós–Graduação em Educação Especial da UFSCar, Doutora em Educação Especial, Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial e Talento – GRUPOH. Rodovia Washington Luís, Km 235, São Carlos, SP. CEP: 13565-905 Tel.: (16) 33518111.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

RANGNI, R. de A.; COSTA, M. da P. R. da. Aceleração de educandos com potencial superior: onde estão as barreiras?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 725–738, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.907. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/907. Acesso em: 20 abr. 2024.