Profissionalidade do professor de educação básica nas Representações Sociais de estudantes de Pedagogia

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.9029

Palavras-chave:

Representações sociais. Profissionalidade docente. Educação básica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de analisar os elementos de profissionalidade presentes nas representações sociais de estudantes concluintes do curso de pedagogia para a docência na educação básica.  A opção por um estudo qualitativo referendado na Teoria das Representações Sociais e articulado à Teoria do Núcleo Central, em um viés plurimetodológico, possibilitou a análise prototípica com os dados produzidos pelas evocações de 165 participantes, confirmada pela Análise de Similitude. A profissionalidade constituída priorizou duas das cinco disposições indicadas por Nóvoa (2009): “tato pedagógico” e “conhecimento”, requerendo uma (re)adequação ao espaço/tempo histórico e assegurar o exercício profissional docente.

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Biografia do Autor

Sueli Pereira DONATO, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2017). Mestre em Educação pela PUCPR (2013). Graduada em Pedagogia pela PUCPR. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias – PPGENT, Stricto Sensu do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR. Pesquisadora da Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia – FAMPECT. Coeditora da Revista Intersaberes e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (UNINTER).  Integra o Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).  Desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase nas políticas educacionais, formação de professores, profissionalidade, cidades educadoras e representação social.

Romilda Teodora ENS, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia e Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária – Paraná. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, na linha História e Políticas da Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, participando do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade – Educação (CIERS-ed). Membro do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS) – PUC-SP. Integrante da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.

Elsa Maria Mendes Pessoa PULLIN, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Londrina, com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora aposentada na Universidade Estadual de Londrina (PR). Atuou em cursos de licenciatura e no mes­trado em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR). Conta com vasta experiência acadêmica e admi­nistrativa junto a cursos de graduação e pós nas áreas de Psicologia e Educação. Temáticas de pesquisa: linguagem e educação; representa­ções sociais e educação; leitura: estratégias e práticas de leitura.

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Publicado

2020-11-17 — Atualizado em 2020-11-17

Versões

Como Citar

DONATO, S. P.; ENS, R. T.; PULLIN, E. M. M. P. Profissionalidade do professor de educação básica nas Representações Sociais de estudantes de Pedagogia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–17, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.9029. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9029. Acesso em: 5 nov. 2024.