O deslocamento epistêmico trazido pelas DCNERER e a formação inicial de professores

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.8952

Palavras-chave:

Currículo, Diretrizes, Formação de professores, Decolonialidade

Resumo

O estudo apresenta as alterações trazidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais (DCNERER), no currículo dos cursos de Pedagogia do Estado de Mato Grosso do Sul, com a inserção da História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Busca-se garantir o conhecimento pedagógico necessário aos futuros docentes para ministrarem aulas numa perspectiva crítica e identificarem o deslocamento epistêmico trazido ao currículo. Dialoga com os Estudos Pós- coloniais que tensionam os saberes legitimados pelo colonizador. Concluiu-se que existem avanços significativos para a formação dos futuros professores educarem na perspectiva da educação intercultural crítica e decolonial.

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Biografia do Autor

Jakellinny Gonçalves de Souza RIZZO, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2018); Graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD; Pós-graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Auditiva pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2016). Foi bolsista Demanda Social/CAPES, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GEPRAFE/UFGD), vinculada a pesquisa "Educação para as relações étnico-raciais e a descolonização curricular: o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no Estado de Mato Grosso do Sul de 2012 a 2016". Atualmente é docente na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase na história e ensino de Libras, formação de professores e políticas educativas.

Eugênia Portela de Siqueira MARQUES, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de professores. Coordenadora do GT 21 de Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

RIZZO, J. G. de S.; MARQUES, E. P. de S. O deslocamento epistêmico trazido pelas DCNERER e a formação inicial de professores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.8952. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8952. Acesso em: 5 nov. 2024.