As alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911)

Autores

  • Marta Maria de ARAÚJO martaujo@digi.com.br

DOI:

10.29286/rep.v21i47.862

Palavras-chave:

Rio Grande do Norte. Sistema societário. Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo”. Escolas graduadas.

Resumo

Ancorado em leituras de um aparato documental − mensagens dos primeiros governos republicanos e relatórios dos diretores da instrução pública −, o trabalho fundamentado, no método histórico-comparativo aplicado à história e à história da educação, foi direcionado para um ponto de observação: as interdependências das dimensões política, econômica, social e educacional, que compunham o sistema societário do Estado do Rio Grande do Norte (1890-1911) e que determinaram, em última instância, as elites governantes a estruturarem o Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo” na capital Natal, assim como a criação de uma rede de escolas graduadas diferenciadas.

Abstract
Anchored on readings from a documental device − republican foremost governments posts and the directors of public instruction reports −, the work grounded in historical and comparative method applied to history and history of education was directed to an observation point: the interdependencies of political, economic, social and educational system that comprised the societal system of Rio Grande do Norte (1890-1911) and determined that, ultimately, the ruling elites to structure the School Group Model ‟Augusto Severo” in the capital Natal, as well as creating a network of different graduate schools.
Keywords: Rio Grande do Norte. Societal system. School Group Model “Augusto Severo”. Graduate schools.

 

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Biografia do Autor

Marta Maria de ARAÚJO

Profa. Dra. Marta Maria de Araújo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Centro de Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Histórico-Educacionais. Av. Hermes da Fonseca, 1444, Apto 402, Natal – Rio Grande do Norte. CEP | 59020-001. (84) 3342-2270.
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Publicado

2013-06-14

Como Citar

ARAÚJO, M. M. de. As alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 619–635, 2013. DOI: 10.29286/rep.v21i47.862. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/862. Acesso em: 28 abr. 2024.