Educação e cultura protestante na transição do século XIX: circulação de impressos e diálogos luso-brasileiros

Autores

  • José António AFONSO afonso@ie.uminho.pt
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Iranilson Buriti de OLIVEIRA iburiti@yahoo.com.br
  • Maria Ines Sucupira STAMATTO inescdd@digizap.com.br
  • Sandra Cristina da SILVA sandra_c_silva@yahoo.com.br

DOI:

10.29286/rep.v21i47.861

Palavras-chave:

Cultura protestante. Circulação de impressos. Educação feminina.

Resumo

Discute os impressos protestantes e sua relação com a Educação. Seu objetivo é refletir sobre a editoração e circulação desses impressos. Analisa as propostas editoriais em Portugal (Catálogo da Livraria Evangélica), sonda a participação feminina a partir da apropriação/difusão de um livro-texto A Alegria da Casa, de Sarah Kalley, editado no Brasil e em Portugal, questiona os modelos de comportamentos adequados – ou não – divulgados no jornal confessional brasileiro Norte Evangélico. Como opção metodológica, elegeu-se a Nova História Cultural e as categorias de análise cultura, civilização, educação e protestantismo. Compreende a cultura protestante luso-brasileira forjada e disseminada também pelos impressos.

Abstract
Discusses the printed Protestants and their relation to education. Our goal is to reflect on the publication and circulation of such printed. Examines the proposals editorial in Portugal (catalog of Livraria Evangélica), probe the participation of women from the appropriation / distribution of a text-book A Alegria da Casa, Sarah Kalley, published in Brazil and Portugal; questions the models appropriate behaviors - or not - published in the brasilian confessional newspaper Norte Evangélico. As a methodological choice, elected to New Cultural History and the categories of analysis culture, civilization, education and Protestantism. Understands the Luso-Brazilian Protestant culture forged and disseminated also by the printed matter.


Keywords: Protestant culture. Movement of printed. Female education.

 

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Biografia do Autor

José António AFONSO, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação (Universidade do Minho, Braga, Portugal). Professor Auxiliar do Instituto de Educação e membro do Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho Rua da Universidade, Campos de Gualtar, Braga, Portugal - CEP 4710-057. Tel.: (351) 253 604 249. (Pesquisa não financiada).

Iranilson Buriti de OLIVEIRA

Pós-doutor em História das ciências e da saúde. Fundação Oswaldo Cruz, RJ. Professor da Universidade Federal de Campina Grande/PB-Brasil.Pesquisador e bolsista do CNPq. Grupo de pesquisa: História das práticas e saberes médicos. Avenida Aprigio Veloso, 882 – Bairro Universitário – Campina Grande-PB/Brasil - CEP 58429-900.Tel.: (55 83) 2101-1000.

Maria Ines Sucupira STAMATTO

Pós-doutora em Educação. Université du Québéc à Montreal/Canadá. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Campus Universitario, S/N Lagoa Nova - Natal, RN, Brasil. CEP 59080-670. Tel.: (55 84) 3342-2270.

Sandra Cristina da SILVA

Mestre em Educação. Doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN/Brasil. Professora de Educação Básica da Rede Estadual – Secretaria de Educação/Governo de Pernambuco. Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea, Recife-PE, Brasil. CEP: 50.810-000 Tel.:(55 81) 3183.8200. Bolsista CAPES. (Doutoramento Sanduiche- Processo CAPES 9020-11-0-Universidade do Minho-Braga, Portugal).

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Publicado

2013-06-14

Como Citar

AFONSO, J. A.; OLIVEIRA, I. B. de; STAMATTO, M. I. S.; SILVA, S. C. da. Educação e cultura protestante na transição do século XIX: circulação de impressos e diálogos luso-brasileiros. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 599–618, 2013. DOI: 10.29286/rep.v21i47.861. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/861. Acesso em: 27 abr. 2024.