Política do conhecimento oficial para a educação de primeira infância no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.8589

Palavras-chave:

Políticas curriculares. Política do conhecimento oficial. Educação de pequena infância.

Resumo

Neste artigo, resultado parcial de pesquisa desenvolvida em estágio pós-doutoral, analiso as políticas do conhecimento oficial para a Educação Infantil (EI) brasileira e a Educação Pré-Escolar (EPE) portuguesa. Para tanto, apresento brevemente as características gerais do marco regulatório da educação obrigatória nos dois países e, na sequência, com base em pesquisa documental, comparo as propostas curriculares nacionais que configuram a política do conhecimento oficial para a educação de primeira infância. Nas conclusões aponto alguns dos possíveis desdobramentos do design curricular proposto sobre o contexto da prática e, também, sobre os modos de socialização das crianças.

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Biografia do Autor

Zenilde DURLI, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Centro de Ciências da Educação - CED

Departamento de Metodologia de Ensino - MEN

Área de Educação e Infância

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Publicado

2020-12-01 — Atualizado em 2020-12-01

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Como Citar

DURLI, Z. Política do conhecimento oficial para a educação de primeira infância no Brasil e em Portugal. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–20, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.8589. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8589. Acesso em: 18 abr. 2024.