A fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da educação superior

Autores

  • Gustavo Henrique MORAES profgustavomoraes@gmail.com
    Pesquisador em Educação do INEP/MEC e Diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas do IFSC.
  • Paulo Roberto WOLLINGER wollinger@ifsc.edu.br

DOI:

10.29286/rep.v21i47.858

Palavras-chave:

Educação Superior. Fragmentação de Carreiras. Expansão da Educação Superior. Mercantilização.

Resumo

A educação superior brasileira experimentou, na última década, uma inédita expansão, motivando a elaboração de diversos estudos acadêmicos destinados a analisar as características deste crescimento. Há, no entanto, um fenômeno frequentemente despercebido pelos que efetuam análises a respeito do desenvolvimento do sistema: o fenômeno da fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da Educação Superior. Analisando os dados do Sistema de Informações da Educação Superior (SiedSup), fonte primária do Censo da Educação Superior 2009, procuraremos demonstrar que a fragmentação de carreiras está intimamente ligada a estratégias de grupos educacionais para a expansão do número de cursos e matrículas.

 

Abstract
Brazilian higher education has experienced, in the last decade, an unprecedented expansion, motivating the development of many academic studies to analyze the characteristics of this growth. There is, however, a phenomenon often overlooked by those who perform analysis on System development: the career fragmentation as a strategy for higher education expansion.Analyzing data from the Information System of Higher Education (SiedSup), the primary source of the Higher Education Census 2009, in this article we will try to demonstrate that career fragmentation is closely linked to private educational groups’ strateg

ies to increase the number of courses and enrollment.
Keywords: Higher Education. Careers fragmentation. Expansion of Higher Education. Commodification.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique MORAES, Pesquisador em Educação do INEP/MEC e Diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas do IFSC.

Pesquisador em Educação do INEP/MEC e Diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas do IFSC. Graduado em Engenharia Eletrônica pela UTFPR, Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e doutorando em Educação na UnB. Atuou Coordenador Geral de Orientação e Controle da Educação Superior (CGOC/SESu/MEC). End.: Rua 14 de julho, 150. CEP: 88.075-000 – Florianópolis – SC. Email: <profgustavomoraes@gmail.com>.

Paulo Roberto WOLLINGER

Professor e Diretor de Ensino do IFSC. Graduado e Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC. Doutorando em Educação na UnB. Atuou como Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior na SESU/MEC. End.: Rua 14 de julho, 150. CEP: 88.075-000 Florianópolis – SC.

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Publicado

2013-06-14

Como Citar

MORAES, G. H.; WOLLINGER, P. R. A fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da educação superior. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 549–568, 2013. DOI: 10.29286/rep.v21i47.858. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/858. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania