Ambientes colaborativos e competitivos: o caso das olimpíadas científicas

Autores

  • Ana Luiza de QUADROS aquadros@qui.ufmg.br
  • Ângelo de FÁTIMA adefatima@qui.ufmg.br
  • Dayse Carvalho da Silva MARTINS daysecsm@yahoo.com.br
  • Fernando César SILVA fcsquimico@yahoo.com.br
  • Gilson de FREITAS-SILVA gilsondfs@ufba.br
  • Helga Gabriela ALEME hgaleme@yahoo.com.br
  • Sheila Rodrigues OLIVEIRA shetq@yahoo.com.br
  • Frank Pereira ANDRADE frankimica@yahoo.com.br
  • Juliana Cristina TRISTÃO julitristao@yahoo.com.br
  • Leandro José dos SANTOS ljquimica@yahoo.com.br

DOI:

10.29286/rep.v22i48.852

Palavras-chave:

Olimpíadas Científicas. Competição. Ensino de Química.

Resumo

As olimpíadas científicas representam uma competição entre estudantes e, por isso, são vistas com preocupação pelo ramo da psicologia educacional. Por outro lado, os estudantes demonstram interesse e motivação em participar deste tipo de evento. Com o objetivo de entender melhor esse engajamento das escolas e dos estudantes na Olimpíada Mineira de Química, desenvolvemos este estudo, considerando a opinião dos professores da educação básica. Estes docentes se mostraram motivados com o envolvimento dos estudantes e argumentaram que tais eventos proporcionaram resultados positivos em sala de aula, especialmente no interesse dos aprendizes pelo conhecimento químico. Olimpíadas Científicas. Competição. Ensino de Química.

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Biografia do Autor

Ana Luiza de QUADROS

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação. Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Estudos em Ensino de Química (GMEEQ). Av. Antônio Carlos, 6627. Pampulha 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil. Tel. (31)3409-6385.

Ângelo de FÁTIMA

Pesquisador Nível 2 do (CNPq), Professor Adjunto da UFMG. Mestre em Química Orgânica (2002), Doutor em Ciências, Pós-doutorado em Bioquímica. Email: Av. Antônio Carlos, 6627. Pampulha 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil. Tel. (31)3409-7385

Dayse Carvalho da Silva MARTINS

Professora Adjunta da UFMG. Mestre e Doutora em Química Inorgânica. Integrante dos grupos Porfirinas e Catálise (UFMG), Porfirinas Aplicadas a Problemas Químicos, Medicinais e Tecnológicos (UFPB) e GMEEQ. Av. Antônio Carlos, 6627. Pampulha 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil. Tel. (31)3409-5762.

Fernando César SILVA

Professor da Universidade de Itaúna, Doutorando em Química Orgânica (UFMG), Tutor do curso de Licenciatura em Química, modalidade a distância, da UFMG, e integrante do GMEEQ e Produtos Naturais (NEPLAM e GEPLAM). Av. Antônio Carlos, 6627. Pampulha 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil. Tel. (31)3409-5722

Gilson de FREITAS-SILVA

Professor Adjunto da UFMG, Mestre e Doutor em Química Inorgânica (UFMG), integrante do GMEEQ e do Grupo de Pesquisa em Porfirinas e Catálise (UFMG) . Av. Antônio Carlos, 6627. Pampulha 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil. Tel. (31)3409-5775.

Helga Gabriela ALEME

Mestre e Doutora em Química Analítica pela UFMG. Pós-doutoranda em Química Analítica (UNICAMP). Faz parte do Laboratório de Cromatografia (UNICAMP) e do GMEEQ. Caixa Postal 6154, Barão São Geraldo, 13083-970, Campinas, SP. Tel. (19)3521-3010.

Sheila Rodrigues OLIVEIRA

Mestre e Doutora em Química Orgânica (UFMG), integrante do GMEEQ e do laboratório de síntese e eletrossíntese orgânica (LASELORG) da UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627. Pampulha 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil. Tel. (31)3409-5745.

Frank Pereira ANDRADE

Professor Adjunto, Nível 1 da Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu (UFSJ-CCO). Mestre em Química e doutor em Química Analítica (UFMG) e integrante do GMEEQ e do Grupo de Espectrometria Atômica e Preparo de Amostras (UFMG). Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Chanadour. Divinópolis, MG, Brasil. Tel. (37)3221-1193.

Juliana Cristina TRISTÃO

Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus de Florestal, Doutora em Química Inorgânica (UFMG). Integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Ambiental (GRUTAM) e do GMEEQ. Universidade Federal de Viçosa, Campus de Florestal. CEP: 35.690-000 – Florestal, MG, Tel. (31)3536-3345

Leandro José dos SANTOS

Professor Adjunto da UFV – Campus de Florestal, Doutor em Química Orgânica pela UFMG, Integrante do GMEEQ. Universidade Federal de Viçosa, Campus de Florestal. CEP: 35.690-000 – Florestal, MG, Brasil. Tel.(31)3536-3306.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

QUADROS, A. L. de; FÁTIMA, Ângelo de; MARTINS, D. C. da S.; SILVA, F. C.; FREITAS-SILVA, G. de; ALEME, H. G.; OLIVEIRA, S. R.; ANDRADE, F. P.; TRISTÃO, J. C.; SANTOS, L. J. dos. Ambientes colaborativos e competitivos: o caso das olimpíadas científicas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 149–163, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i48.852. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/852. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática