Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental

Autores

  • Edvanderson Ramalho SANTOS eddieuepg@hotmail.com
  • Adriano Charles FERREIRA drisinho@hotmail.com
  • Bernadete Machado SERPE machado_be@yahoo.com.br
  • Ademir José ROSSO ajrosso@uepg.br

DOI:

10.29286/rep.v22i48.850

Palavras-chave:

Pesquisa. Encontro. Tendências.

Resumo

O artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.

Abstract

This paper analyzes the use of terms consciousness, consciousness raising and grasp of consciousness in studies presented at the IX and X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007) (IX and X Environmental Education Meeting in Paraná), taking into consideration theoretical reference by Piaget and Freire. The analysis was processed using the software Alceste, which emitted a report dividing the textual corpus into four classes. Information analyzed indicated that the consciousness in an environmentalist view is presented as a factor that promotes sustainability, consciousness raising, acts preventing environmental damage; and the grasp of consciousness and critical consciousness are restricted to the school and pedagogical universe.

Keywords: Research. Meeting.Trends.

 

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Biografia do Autor

Edvanderson Ramalho SANTOS

Licenciado em Geografia e Mestrando do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Rua Codorna, 528, Bairro Colônia Dona Luíza, Ponta Grossa-PR. CEP: 84043-180. Bolsista CAPES.

Adriano Charles FERREIRA

Licenciado em Geografia e Mestrando do programa de pós-graduação em Educação da UEPG. Rua Duarte da Costa, 698, Bairro Uvaranas, Ponta Grossa-PR. CEP: 84032-200.

Bernadete Machado SERPE

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação da UEPG. Rua Professora Balbina Branco, 85, Bairro Neves CEP: 84020-100.

Ademir José ROSSO

Licenciado em Ciências e Biologia. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente da Licenciatura em Biologia e do Programa de pós-graduação em Educação da UEPG. Rua Henrique Thielen, 61, CEP: 84015-650, Ponta Grossa-PR.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

SANTOS, E. R.; FERREIRA, A. C.; SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 103–123, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i48.850. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação, Tempo e Território