Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
DOI:
10.29286/rep.v22i48.850Palavras-chave:
Pesquisa. Encontro. Tendências.Resumo
O artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.
Abstract
This paper analyzes the use of terms consciousness, consciousness raising and grasp of consciousness in studies presented at the IX and X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007) (IX and X Environmental Education Meeting in Paraná), taking into consideration theoretical reference by Piaget and Freire. The analysis was processed using the software Alceste, which emitted a report dividing the textual corpus into four classes. Information analyzed indicated that the consciousness in an environmentalist view is presented as a factor that promotes sustainability, consciousness raising, acts preventing environmental damage; and the grasp of consciousness and critical consciousness are restricted to the school and pedagogical universe.
Keywords: Research. Meeting.Trends.
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