Representação social de gênero no fracasso escolar de meninos

Autores

  • Cíntia Aparecida Garcia RODRIGUES crodrigues@educacao.rj.gov.br
    Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
  • Tarso Bonilha MAZZOTTI tmazzotti@mac.com
    Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas

DOI:

10.29286/rep.v22i48.847

Palavras-chave:

Fracasso Escolar. Gênero. Representações Sociais.

Resumo

O fracasso escolar estaria associado ao sexo dos alunos? Um levantamento realizado em duas escolas de Mangaratiba (RJ), para um período de nove anos e com todos os seus alunos (N = 10.338), separando-os pelo sexo e situação escolar, indicou uma associação estatisticamente significativa entre sexo e reprovação, os meninos reprovam mais. Quais seriam as explicações plausíveis? Da análise de 82 entrevistas e Livros de Ocorrências obteve-se as justificativas dos atores sociais das escolas para bom aluno, que apresenta um conjunto de qualidades do que se diz ser feminino: obediência, passividade, esmero e bom comportamento.

 

Abstract

The school failure would be associated with the gender of the students? A survey made in two schools of Mangaratiba (RJ), for period of nine years and with all their students (N = 10.338), separating them by sex and school situation, indicated a statistically significant association between sex and failure, the boys fail more. What would be the plausible explanations? From the analysis of 82 interviews and the Livros de Ocorrências (Books of Occurrences), it was obtained the justification of the social actors for good student, which presents a set of qualities coincident with what it is said to be female: obedience, passivity, neatness, accuracy and good behavior.
Keywords: School failure. Gender. Social Representations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Aparecida Garcia RODRIGUES, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Avenida Professor Pereira Reis, nº 119 Santo Cristo - Rio de Janeiro RJ, Brasil 20.220-800. Rio de Janeiro, RJ. (21) 2333-0823 Telefone institucional: (21) 2333-0796

Tarso Bonilha MAZZOTTI, Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas. Avenida PresidentemVargas, 642, 22º andar, Rio de Janeiro. Telefone institucional (21) 2206 9858/ 642, Centro

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M.P. de; VILELA, R. A. T. Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação, Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

BRITO, R. S.; VIANNA, C. Gênero, raça/etnia e escolarização. SEMINÁRIO FAZENDO GÊNERO, 2006, São Paulo. Anais... p. 1-7 Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/7/artigos/R/Rosemeire_dos_Santos_Brito_23.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2008.

BRITO, R. S. Masculinidades e feminilidades: implicações para o fracasso/sucesso escolar de meninos e meninas nas séries iniciais. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPEd, 27., 2004, Caxambu. Anais. Rio de Janeiro: ANPEd, 2004. p. 1-18. Disponível em: <http://www.anped. org.br/reunioes/27/ge23/t2310.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2008.

______. Intrincada Trama de Masculinidades e Feminilidades: Fracasso Escolar de Meninos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, p. 129-

, jan./abr. 2006.

______. Significados de gênero do fracasso escolar: quando os modelos polares de sexo não são suficientes. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 2004.

CAMPOS, P. H. F. et al. Sistemas de representação e mediação simbólica da violência na escola. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 109-132, ago./ dez. 2004.

CARVALHO, M. P. Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 185-193, jan./jun. 2003.

______. Quem são os meninos que fracassam na escola? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 11-40, jan./abr. 2004.

CONNELL, R. The men and the boys. Bekerley: UC Press, 2000.

DEE,T.S. The why chromosome: how a teachers gender affects boys and girls, Education Next 6(4), Fall 2006, pages, 68-75. Disponível em: <http://www.swarthmore.edu/x16496.xml>. Acesso em: 31 ago. 2008.

DUARTE, M.; MAZZOTTI, T. B. Por uma análise retórica dos sentidos da música. Logo: Revista de Retórica y Teoría de la Comunicación, Salamanca, ano 3, n. 5, p. 61-67, diciembre, 2003.

MARMORATO, Paulo Germano. Meninos agressivos que não querem aprender: qual o problema? 02/07/2007. Portal Prómenino. Disponível em:

<http://www.promenino.org.br/TabId/77/ConteudoId/7e186fea-c7b1-4a5c- 82a0-a62fbb2fe157/Default.aspx>. Acesso em: 10 nov. 2008.

MELLO, G.N. Os estereótipos sexuais na escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 15, p. 141-144, 1975.

MOSCOVICI, S. A representação social da Psicanálise. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

_______. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução por Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.

______. La fin des représentations sociales? In: AEBISCHER,V ;

DÉCONCHY, J ; LIPIANSKY, E. M. (Ed) Idéologies et représentations sociales. Cousset : Del Val, 1992, p. 65-85.

MOSER, G. A agressão. São Paulo: Ática, 1991.

PALOMINO, T. J. Meninos e meninas em escola de periferia urbana. Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2003.

PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação. A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ROSEMBERG, F. Educação Formal, mulher e gênero no Brasil. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p.515-540, dez. 2001a.

______. Caminhos cruzados: educação e gênero na produção acadêmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 15-40, jan./jun. 2001b.

______. et al. Mulher e educação formal no Brasil: estado da arte e bibliografia. Brasília, DF: INEP/REDUC, 1990.

______. A educação da mulher no Brasil. São Paulo: Global, 1982.

______. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9. n. 2, p. 515-540, dez. 2001.

REBOUL, O. Introdução à retórica. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SILVA, C. D. et al. Meninas bem-comportadas, boas alunas, meninos inteligentes, mas indisciplinados. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 207-225, jul. 1999.

______. A educação de mulheres jovens e adultas no Brasil. In: SAFFIOTTI, H; MUÑOZ-VARGAS, M. Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994. p. 27-62.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

RODRIGUES, C. A. G.; MAZZOTTI, T. B. Representação social de gênero no fracasso escolar de meninos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 45–59, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i48.847. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/847. Acesso em: 3 maio. 2024.