Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória

Autores

  • Maria Teresa Vianna VAN ACKER mariatvanacker@gmail.com
    Faculdade de Educação da USP
  • Marineide de Oliveira GOMES marineide.gomes@unifesp.br
    UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) – campus Guarulhos

DOI:

10.29286/rep.v22i48.846

Palavras-chave:

Histórias de vida de professores. Ateliê Biográfico de Projeto. Emancipação profissional docente.

Resumo

Intencionamos no presente trabalho problematizar e tentar responder à indagação: como o professor se torna professor? Por meio de pesquisas desenvolvidas em ambientes narrativos, na forma de um dispositivo de modalidade (auto)biográfica: os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP), proporcionamos meios para a emancipação profissional docente. As possibilidades que o sujeito/professor tem de biografar-se, a biograficidade (DELORY-MOMBERGER, 2005), supõem que o sujeito, ao narrar, ao mesmo tempo distancia-se e interpreta a si, por meio da identificação de forças mobilizadoras que resultam em projetos, levando-os a apropriação das experiências, reforçando o poder de formação (PINEAU, 1983) de ações dessa natureza.

 

Abstract

 

This work has the intention to ask the following question and try to give some answers: How the teacher becomes a teacher? We developped researches in ambiances of autobiographical narratives, such as project biografical workshops with the purpose to promote the teacher’s profissional emancipation. The possibilities of the subject/teacher to biograph himself, the biographicity (DELORY-MOMBERGER, 2005), suppose that the subject, during the narrative, build a distance and, at the same time, interpret himself when he identificates the forces that moves him towards his projects. This is the way to be aware of the experiences that improve the power of formation (PINEAU, 1983) of such actions.

Keywords:Teacher’s life history. Project Biographical Workshops.Teacher’s professional emancipation.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Vianna VAN ACKER, Faculdade de Educação da USP

Doutora em Educação; Coordenadora do Colégio Objetivo de São Paulo na área de Ensino de História para o ensino fundamental; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente Desafios Contemporâneos (FE USP)

Marineide de Oliveira GOMES, UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) – campus Guarulhos

Doutora em Educação; Professora da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) – campus Guarulhos; Líder do GEPEPINFOR – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (UNIFESP- Guarulhos); Pesquisadora do GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador (FE-USP). Endereço: Estr. do Caminho Velho, - Bairro dos Pimentas - Guarulhos/SP. CEP: 33307252-312.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

VAN ACKER, M. T. V.; GOMES, M. de O. Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 29–42, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i48.846. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/846. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores