Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire
DOI:

Palavras-chave:
EJA. Ensino Médio. Escolarização. Trajetórias.Resumo
Este estudo discute um perfil sociológico com base em narrativas obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada, concedida por um aluno egresso da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida no município de Palhoça (SC). Com base na metodologia utilizada por Bernard Lahire buscou-se compreender como a EJA pode refletir nas trajetórias sociais de seus egressos (as). Como contraponto teórico utiliza-se os pressupostos de Pierre Bourdieu. Destaca-se que, a perspectiva de Lahire permite relativizar o sucesso ou o fracasso escolar entre as classes populares por contemplar em sua análise as diversas formas de socialização do sujeito.
Abstract
This study discusses a sociological profile based on narratives obtained through a semi-structured interview given by an ex student from the Education for youth and adults program (EJA) offered in the city of Palhoça (SC). Based on the methodology used by Bernard Lahire it was tried to understand how EJA may reflect the social trajectories of its graduates. As a theoretical counterpoint it was used Pierre Bourdieu’s theory. It is noteworthy that Lahire’s perspective allows relativize the success or failure in school between lower classes to contemplate in his analysis the various forms of socialization of the subject.
Keywords: Education for youth and adults program. High school. Schooling. Life trajectories.
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