As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências

construindo um instrumento de análise

Autores

  • Luciana SEDANO luciana.sedano@gmail.com
    Departamento de Ciências da Educação (DCIE), Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE) e em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). http://orcid.org/0000-0001-7005-3341
  • Silvana Carvalho de ALMEIDA silvanacarvalho7@hotmail.com
    Programas de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.8411

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Literatura Infantil. Leitura. Instrumento de análise

Resumo

Este texto objetiva construir um instrumento metodológico que analisa obras literárias procurando compreender os Indícios da Promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias nas aulas de Ciências. Percebe-se uma ausência de instrumentos metodológicos que fundamentem a pesquisa com a inserção de obras literárias nas aulas de Ciências. Como resultado da proposição teórica e análise dos dados, foi revelado que o instrumento de análise científica elaborado auxilia o professor a pesquisar materiais que contemplem atividades de leitura prazerosas e de descoberta, investigação e produção de conhecimentos a partir da literatura, auxiliando assim no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Ciências.

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Biografia do Autor

Luciana SEDANO, Departamento de Ciências da Educação (DCIE), Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE) e em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Professora Titular da área de Didática do Departamento de Ciências da Educação (DCIE); Docente Permanente dos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2020-12-01 — Atualizado em 2020-12-01

Versões

Como Citar

SEDANO, L.; ALMEIDA, S. C. de. As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–22, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.8411. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411. Acesso em: 28 mar. 2024.