Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica

Autores

  • Alberto Filipe ARAÚJO filarrudamonteiro@gmail.com
    Universidade do Minho
  • Joaquim Machado de ARAÚJO filarrudamonteiro@gmail.com
    Universidade Portuguesa
  • Iduína MONT’ALVERNE filarrudamonteiro@gmail.com
    UFF

DOI:

10.29286/rep.v28i68.8403

Palavras-chave:

Mitocrítica. Peter Pan. Infância Eterna. Simbolismo.

Resumo

Este artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida.

 

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Biografia do Autor

Alberto Filipe ARAÚJO, Universidade do Minho

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga – Portugal). Membro interno do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este trabalho é financiado pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd), projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, com fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.

Joaquim Machado de ARAÚJO, Universidade Portuguesa

Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto – Portugal).

Iduína MONT’ALVERNE, UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (Niterói – Brasil).

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

ARAÚJO, A. F.; ARAÚJO, J. M. de; MONT’ALVERNE, I. Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 485–505, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i68.8403. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8403. Acesso em: 24 jul. 2024.