Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica

Autores

  • Alberto Filipe ARAÚJO filarrudamonteiro@gmail.com
    Universidade do Minho
  • Joaquim Machado de ARAÚJO filarrudamonteiro@gmail.com
    Universidade Portuguesa
  • Iduína MONT’ALVERNE filarrudamonteiro@gmail.com
    UFF

DOI:

10.29286/rep.v28i68.8403

Palavras-chave:

Mitocrítica. Peter Pan. Infância Eterna. Simbolismo.

Resumo

Este artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Filipe ARAÚJO, Universidade do Minho

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga – Portugal). Membro interno do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este trabalho é financiado pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd), projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, com fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.

Joaquim Machado de ARAÚJO, Universidade Portuguesa

Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto – Portugal).

Iduína MONT’ALVERNE, UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (Niterói – Brasil).

Referências

AA.VV. Le monstre (1). Présence du monstre – mythe et réalité. Revue Circé. Paris: Lettres Modernes, 1974.

ARAÚJO, Alberto Filipe. Educação e Imaginário. Da criança mítica às imagens da infância. Maia: Instituto Superior da Maia/ISMAI, 2004a.

_____. Figuras do Imaginário Educacional. Para um Novo Espírito

Pedagógico. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.

______; ARAÚJO, Joaquim Machado de. Da criança real e da infância imaginal. Desafios para a Pedagogia. In: I Congresso Internacional de Estudos da Criança. Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Braga: Universidade do Minho [CD- ROM], 2008.

BACHELARD, Gaston. La poétique de la rêverie. 8. ed. Paris: PUF, 1984.

______. L’Air et les Songes. Essai sur l’imagination du mouvement. Paris: Librairie José Corti/Livre de Poche, 2004.

BARRIE, J. M. Peter Pan. Lisboa : Cavalo de Ferro, 2005.

CAILLOIS, R. Os Jogos e os Homens. Lisboa: Cotovia, 1990.

CEIA, Carlos. “Herói”, E-Dicionário de Termos Literários (Org.). Disponível

em: http://www.edtl.com.pt. Acesso em: 15 mar. 2012.

CORBIN, H. Mundus imaginalis ou l’imaginaire et l’imaginal. Cahiers Internationaux de Symbolisme, n. 6, 3-26, 1964.

CHEVALIER, J. ; GHEERBRANT, A. Dicionário dos Símbolos. Lisboa:

Teorema, 1994.

DANCOURT, Michèle. Dédale et Icare. Paris: CNRS Éditions, 2002.

DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. Lisboa: Arcádia, 1979.

______. Figures mythiques et visages de l’oeuvre. De la mythocritique à la

mythanalyse. Paris: Berg International, 1979a.

_______. Les Structures Anthropologiques de L’Imaginaire. Introduction à l’archétypologie générale. 10. ed. Paris: Dunod, 1984.

_______. Champs de l’imaginaire. Textes réunis par D.Chauvin. Grenoble: Ellug, 1996.

_______. Introduction à la Mythodologie. Mythes et Sociétés. Paris: Albin Michel, 2000.

______. O Imaginário. Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 2004.

FRANZ, Marie-Louise Von. Puer Aeternus. A luta do adulto contra o paraíso da infância. São Paulo: Paulus, 1992.

FRONTISI-DUCROUX, Françoise. Dédale. Mythologie de l’artisan en Grèce ancienne. Paris: La Découverte Poche, 2000.

HILLMAN, James. La Grande Mère, Le Fils, le Héros et le Puer. Pères et Mères. Paris: Éditions Imago, 1978.

______. Anima. Anatomia de uma noção personificada. 10. Ed Cultrix, 1995.

______. La Trahison et autres essais. Paris: Manuels Payot, 2004.

_______. Pã e o Pesadelo. São Paulo: Paulus, 2015.

JUNG, Carl Gustav. L’Ame et la Vie. Paris: Buchet/Chastel, 1965.

______. Contribution à la psychologie de l’archétype de l’enfant.

Introduction à l’essence de la mythologie. Paris: Payot, 1993.

______. Les Racines de la Conscience. Études sur l’archétype. Paris: Buchet/Chastel, 1995.

JUNG, Emma. Animus e Anima. São Paulo: Cultrix, 1995.

KERÉNYI, Charles. De l’origine et du fondement de la mythologie.

Introduction à l’essence de la mythologie. Paris: Payot, 1993.

NEUMANN, E. A criança: estrutura e dinâmica da personalidade em

desenvolvimento desde o início de sua formação. São Paulo: Cultrix, 1991.

RICOEUR, Paul. Do Texto à Acção. Porto: Rés-Editora, s/d.

RUYER, Raymond. L’Utopie et les Utopies. Brionne: Gérard Monfort, 1988.

SERVIER, Jean. L’Utopie. 2. ed. Paris: PUF, 1985.

YEOMAN, Ann. Now or Neverland. Peter Pan and the Myth of Eternal Youth. A Psychological Perspective on a Cultural Icon. Toronto: Inner City Books, 1988.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. La fête, le jeu et le sacré. Paris: Jean-Pierre Delarge, 1977.

______. L’Imagination. Paris: PUF, 1991.

_______. L’utopie ou la crise de l’imaginaire. Paris: Jean-Pierre Delarge, 1979.

Downloads

Publicado

2019-05-20

Como Citar

ARAÚJO, A. F.; ARAÚJO, J. M. de; MONT’ALVERNE, I. Peter Pan e infância eterna: sob o signo da criança heroica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 485–505, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i68.8403. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8403. Acesso em: 28 abr. 2024.