Impasses e desafios para uma avaliação formativa em Programas de Pós-graduação
DOI:
10.29286/rep.v28i68.8400Palavras-chave:
Educação. Pós-Graduação. Avaliação Formativa.Resumo
Este artigo se propõe a pensar impasses e desafios para uma avaliação formativa na pós-graduação. A partir da avaliação quadrienal de Programas de Pós-Graduação em Educação (2013-2016), tomando por base normatizações e limites do documento da Área de Educação – CAPES, da Plataforma Sucupira, e também a realidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT - PPGEdu/UNEMAT, cartografam-se alguns impasses e problematizam-se desafios para se constituir uma avaliação mais formativa no quadriênio 2017-2020.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Luis Antonio e SILVA, Rodrigo Lara. A cidade dos anjos do improrrogável. Revista Polis e Psique, 2017; 7 (1): 49-73.
BARROS, Manoel. Livro sobre Nada. 3ª Ed., Rio de Janeiro/São Paulo: Record Editora, 1999.
BRASIL, Documento de Área – Educação. MEC/CAPES, 2016.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução Luis Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
_______. Espinosa: Filosofia prática.. Tradução de: Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. – São Paulo: Editora Escuta, 1998.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 5ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
__________. A verdade e as formas jurídicas. 3ª Ed., Rio de Janeiro: NAU Editora, 2005.
FREITAS. Luiz Carlos... [et. Al.] Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.