Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990

Autores

  • Adriana RICHIT adrianarichit@gmail.com
    Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS http://orcid.org/0000-0003-0778-8198
  • Lidiane Tania Ronsoni MAIER lidiane.maier@gmail.com
    Mestre em Educação - UFFSDoutoranda em Educação Matemática - UNESP

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.8374

Palavras-chave:

Histórias de vida. Ensino de matemática. Educação básica.

Resumo

O Oeste Catarinense, região criada oficialmente em 1917, foi historicamente marcado pelo descaso do poder público com o desenvolvimento da educação. Com isso, o ensino de Matemática nessa região tem enfrentado muitos desafios, o que nos motivou a investigar os desafios enfrentados por professoras de matemática entre 1970 e 1990. Guiadas pela História Oral, entrevistamos professoras que atuavam em escolas públicas estaduais à época. As entrevistas foram gravadas, transcritas e textualizadas, constituindo o documento-base do estudo. Como resultados, evidenciamos desafios de formação, profissão e ensino da matemática, os quais embasam uma versão da história do ensino em Santa Catarina.

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Biografia do Autor

Adriana RICHIT, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Doutora em Educação Matemática (UNESP, Rio Claro). Pós-doutoramento em Educação (Universidade de Lisboa).

Lidiane Tania Ronsoni MAIER, Mestre em Educação - UFFSDoutoranda em Educação Matemática - UNESP

Mestre em Educação - UFFS
Doutoranda em Educação Matemática - UNESP

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Publicado

2020-12-01 — Atualizado em 2020-12-02

Versões

Como Citar

RICHIT, A.; RONSONI MAIER, L. T. Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–21, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.8374. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8374. Acesso em: 5 nov. 2024.