Considerações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso de Licenciatura em Matemática no Brasil

Autores

  • Eliana Alves Pereira LEITE eliana.leite@unir.br
    Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Cármen Lúcia Brancaglion PASSOS carmen@ufscar.br
    Universidade Federal de são Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teoiras e Práaticas Pedagógicas. Rodovia Washington Luís, Km 235, Monjolinho, 13565-905

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.8023

Palavras-chave:

Lacunas, Formação, Licenciatura em Matemática

Resumo

Na profissão docente há diferentes contextos que integram a trajetória formativa, dentre as quais destaca-se a formação inicial. Refletir sobre a formação oportunizada em cursos de Licenciatura em Matemática coloca em evidência as suas potencialidades e limitações, bem como a repercussão dessa formação acadêmica na atuação profissional. Neste estudo, objetivou-se apresentar considerações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso Licenciatura em Matemática. Metodologicamente, caracteriza-se como um ensaio teórico. Foram apresentadas considerações de nove lacunas. Espera-se que os resultados possibilitem reflexões acerca da necessidade de se garantir marcos referenciais profissionais na formação de professores de matemática.

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Biografia do Autor

Eliana Alves Pereira LEITE, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GEM) da Universidade Federal de São Carlos, coordenado pela profa Dra Cármen Lúcia Brancaglion Passos; Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM) da Universidade Federal de Rondônia, coordenado pelo prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro; Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) da Universidade Federal de Mato Grosso, coordenado pela profa Dra Marta Maria Pontin Darsie. Atualmente é Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Ji-Paraná/RO. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em resolução de problemas, EJA, Metacognição e formação de professores.

Cármen Lúcia Brancaglion PASSOS, Universidade Federal de são Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teoiras e Práaticas Pedagógicas. Rodovia Washington Luís, Km 235, Monjolinho, 13565-905

Doutora em Educação e professora da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

LEITE, E. A. P.; PASSOS, C. L. B. Considerações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso de Licenciatura em Matemática no Brasil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.8023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8023. Acesso em: 26 nov. 2024.