As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático

Autores

  • Flávia Eloisa CAIMI caimi@upf.br
    Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v24i57.783


Palavras-chave:

Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental.

Resumo

O estudo focaliza algumas problemáticas relacionadas à avaliação do livro escolar no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de destacar tendências nas definições didático-pedagógicas que compõem os principais componentes curriculares do 6º ao 9º ano, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Tomando como fonte os Guias de Livros Didáticos de 2008 e 2011, desenvolve-se a análise a partir de dois eixos: 1) cartografia das coleções aprovadas por componente curricular e editora, das universidades-sede da avaliação, dos avaliadores por disciplina e gênero; 2) levantamento das especificidades pedagógicas, identificando em que consistem as principais lacunas do livro didático em cada componente.

 

Palavras-chave: Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

  • Flávia Eloisa CAIMI, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Professora de Prática de Ensino e Estágios no Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – Universidade de Passo Fundo/RS

    Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação | GESPE

    Editora-chefe da Revista Espaço Pedagógico

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Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 525–543, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i57.783. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/783. Acesso em: 26 mar. 2025.