As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático

Autores

  • Flávia Eloisa CAIMI caimi@upf.br
    Universidade de Passo Fundo

DOI:

10.29286/rep.v24i57.783

Palavras-chave:

Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental.

Resumo

O estudo focaliza algumas problemáticas relacionadas à avaliação do livro escolar no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de destacar tendências nas definições didático-pedagógicas que compõem os principais componentes curriculares do 6º ao 9º ano, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Tomando como fonte os Guias de Livros Didáticos de 2008 e 2011, desenvolve-se a análise a partir de dois eixos: 1) cartografia das coleções aprovadas por componente curricular e editora, das universidades-sede da avaliação, dos avaliadores por disciplina e gênero; 2) levantamento das especificidades pedagógicas, identificando em que consistem as principais lacunas do livro didático em cada componente.

 

Palavras-chave: Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Eloisa CAIMI, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora de Prática de Ensino e Estágios no Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – Universidade de Passo Fundo/RS

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação | GESPE

Editora-chefe da Revista Espaço Pedagógico

Referências

APPLE, Michael W. Trabalho docente e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BENITO, Agustín Escolano (Ed.). Curriculum editado y sociedade

delconocimiento: texto, multimedialidad y cultura de laescuela. Valencia,

Espanha: Editorial Tirant Lo Blanch, 2006.

BONAFÉ, Jaume Martinéz; RODRIGUEZ, Jesús. O currículo e o livro

didático: uma dialética sempre aberta. In: SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento

da Educação. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Ensino

Fundamental. Brasília, DF: MEC/FNDE, 2011. Disponível em:

fnde.gov.br/index.php/pnld-dados-estatisticos>. Acesso em: 3 mar. 2011.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de

Livros Didáticos. Brasília, DF: MEC/SEB, 2007.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de

Livros Didáticos. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

______. Presidência da República. Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de

Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua

execução e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 20/8/1985.

CAIMI, Flávia Eloisa. Escolhas e usos do livro didático de História: o que

dizem os professores. In: BARROSO, Véra Lucia Maciel et al. (Org.). Ensino

de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST Edições, 2010. p.

-114. (v. 1).

______. O que sabemos (e o que não sabemos) sobre o livro didático de

História: estado do conhecimento, tendências e perspectivas In: GALZERANI, Maria Carolina Bovério; BUENO, João Batista Gonçalves; PINTO Jr., Arnaldo. (Org.). Paisagens da Pesquisa Contemporânea sobre o Livro Didático de História. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. p. 35-52. (v. 1).

CARBONE, Graciela. Libros escolares: una introducción a su análisis y

evaluación. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica de Argentina S.A., 2003.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, São Paulo, p. 549-566, set./dez. 2004.

FORMOSINHO, João. O dilema organizacional da escola de massas. Revista

Portuguesa de Educação, Braga, Universidade do Minho, v. 5, n. 3, p. 23-48, 1992.

GEBARA, Ademir. Mensagens presidenciais e livros didáticos no Brasil. In:

CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000,

Rio de Janeiro, Anais.... Educação no Brasil História e Historiografia. Rio de

Janeiro: UFRJ, 2000. v. 1, p. 1-10.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista

Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 12, n. 3 (30), p. 179-197,

set./dez. 2012.

SACRISTAN, José Gimeno. Materiales y textos: contradicciones de la

democracia cultural. In: GARCIA MINGUEZ, Jesús; BEAS MIRANDA,

Miguel. (Org.). Libro de texto y construccion de materiales escolares.

Granada, Espanha: Proyecto Sur, 1995. p. 75-125.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

CAIMI, F. E. As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 525–543, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i57.783. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/783. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores